A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi contratado por uma academia para atuar com a Ginástica Funcional. Nesta academia existem três turmas de ginástica funcional com alunos com deficiência, sendo elas as turmas às 17:00 horas, 18:00 horas e às 19:00 horas.
Perfil das turmas:
Perfil da turma das 17:00 horas: apresenta 6 alunos, um deles possui deficiência intelectual (o aluno caminha e corre sem dificuldades, mas apresenta problemas de atenção e apatia e problemas de compreensão de conceitos).
Perfil da turma das 18:00 horas: apresenta 8 alunos, um deles possui deficiência visual (o aluno consegue distinguir o dia da noite e enxergar vultos, apresenta insegurança ao realizar diversos movimentos/atividades).
Perfil da turma das 19:00 horas: a turma apresenta 8 alunos, um deles possui deficiência motora (o aluno apresenta sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC), não corre, caminha de forma lenta e independente, pois seu equilíbrio foi prejudicado).
Para executar sua atividade mapa, você deverá seguir as seguintes instruções:
1. Escolha UMA das três turmas acima citadas: (17:00 horas - deficiência intelectual; 18:00 horas - deficiência visual ou 19:00 horas - deficiência física).
2. Elabore um circuito funcional: você deverá fazer o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
3. Sempre que necessário realize a adaptação do exercício deste aluno, considerando sua deficiência.