Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental

A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de forma lúdica. Essa abordagem interdisciplinar reforça a importância da reciclagem e da sustentabilidade, conectando a matemática com o mundo real e demonstrando sua aplicabilidade na resolução de problemas. Essa prática ajuda a superar a dificuldade com a matemática, tornando-a mais acessível e interessante.

Elaborado pelo professor (2025).

Para estimular futuros professores a planejarem e simular uma aula de matemática voltada ao desenvolvimento do raciocínio lógico de crianças por meio da manipulação de materiais concretos, com ênfase em blocos lógicos produzidos com materiais recicláveis, elabore um plano de aula voltado para uma turma do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, utilizando materiais recicláveis (tampas, caixas, papelão, rolos de papel higiênico, embalagens, entre outros) para construir e explorar blocos lógicos artesanais.

Parte 1 – Elaboração de um Plano de Aula

​O plano de aula deve conter:

- Identificação:

Nome do(a) professor(a)

Série/ano de aplicação

-  Duração da aula:

- Tema da aula:

- Objetivos de aprendizagem:

- Conteúdos trabalhados:

- Metodologia (passo a passo da aula):

- Recursos necessários:

- Avaliação:

​Parte 2 – Gravação de uma Vídeo Aula (5 a 10 minutos)

Grave uma vídeo aula demonstrando uma parte do plano elaborado. A simulação deve conter:

Apresentação do tema e objetivos;

*Mostra dos blocos feitos com materiais recicláveis;

*Demonstração prática de uma das atividades (ex: classificação, montagem de figuras, quadro de atributos);

*Linguagem acessível e didática voltada a crianças do Ensino Fundamental;

*Estímulo ao pensamento lógico e raciocínio das crianças por meio de perguntas e interações simuladas.​

Importante: Não é necessário estar com crianças reais. A simulação pode ser feita com você falando diretamente para a câmera, manipulando os materiais e interagindo de forma lúdica e didática. O vídeo deverá ser postado no youtube com privacidade “não-listado”, o link do vídeo deve ser colado dentro do formulário padrão da atividade no final do plano de aula (parte 1). Vídeos privados não serão avaliados. 

DESEJO QUE SEJA UMA ATIVIDADE INCRÍVEL

GRANDE ABRAÇO DO PROF. JOÃO DEQUI

 

Atividades Relacionadas

A Tech & Log é uma empresa brasileira especializada em soluções de logística integrada para o setor de e-commerce. Fundada há 10 anos, a

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]

1.a) Elabore um mapa mental ou descreva em tópicos informações sobre a pequena e grande circulação.

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]

2.c) Maria estava se sentindo mal no momento do atendimento na clínica. Ao realizar um teste de glicemia capilar revelou que seu nível de glicose

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]

2.d) Maria relata que está perdendo a sensibilidade ao toque mecânico nas pontas dos dedos dos membros inferiores. Quais receptores e terminações nervosas estão possivelmente lesadas?

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]

A ABNT NBR 10004 é uma das principais normas brasileiras para a gestão de resíduos sólidos, servindo como referência obrigatória para a correta classificação quanto à periculosidade e ao destino ambientalmente adequado.

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]

Explique a diferença entre entrada única e entrada espelho no processo de classificação de resíduos, conforme a NBR 10004:2020.

Tema: Exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental A exploração da lógica matemática com materiais recicláveis no Ensino Fundamental transforma o aprendizado abstrato em uma experiência prática e tangível. Ao utilizar sucatas para construir jogos, quebra-cabeças e modelos, os alunos não apenas desenvolvem o raciocínio lógico, mas também compreendem conceitos matemáticos de […]