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Ao elaboramos projetos rodoviários, alguns elementos imprescindíveis devem ser verificados para que a rodovia apresente segurança aos seus usuários

DISTÂNCIA DE VISIBILIDADE DE FRENAGEM

Ao elaboramos projetos rodoviários, alguns elementos imprescindíveis devem ser verificados para que a rodovia apresente segurança aos seus usuários, como distância de visibilidade de frenagem e a distância de visibilidade de ultrapassagem, dois elementos muito importantes para a segurança da via.

Por definição, a Distância de Visibilidade é a extensão que pode ser vista à frente pelo motorista. A partir desta que se realizam alguns tipos de movimentações sobre a pista, por exemplo, frenagens. Assim, quanto mais uma estrada permite que o usuário tenha uma maior distância de visibilidade, mais segura essa via é nesse aspecto.

A partir do exposto acima e de seus conhecimentos, determine:

 

1) A distância de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa ascendente de 1%.

 2) Calcular as distâncias de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 120 km/h, estando o veículo em rampa descendente de 3%.

 3) Qual dos valores (distância desejável ou distância mínima) é exigido em obediência ao manual de projeto geométrico de rodovias rurais? Por qual motivo busca-se atingir os valores desejáveis sempre que possível?

4) ​Compare os valores encontrados nos itens 1 e 2 com as tabelas 5.3.1.3 e 5.3.1.4. Explique com suas palavras o motivo de haver diferença entre o cálculo e o valor tabelado.

 

Utilize como referência os dados contidos no Manual de projeto geométrico de rodovias rurais do DNIT, disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/706_manual_de_projeto_geometrico.pdf, quadro 5.3.1.2.

 

Bons estudos!

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