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MAPA - DM - GESTÃO DO DESIGN - 54_2025

MAPA - DM - GESTÃO DO DESIGN - 54_2025

 

A indústria da moda está em constante transformação, impulsionada pela integração entre design e tecnologia digital. O avanço das tecnologias vestíveis (wearables) abre novas oportunidades para criar vestuário inovador, capaz de unir funcionalidade, estética e performance. A colaboração entre design de moda e tecnologia digital promove, portanto, inovações, integrando funcionalidades adicionais ao vestuário. A moda utilitária atua como uma ponte entre praticidade e estilo, oferecendo peças que incorporam sensores, tecidos inteligentes, iluminação LED, sistemas de monitoramento de saúde e recursos multifuncionais, atendendo às demandas do consumidor contemporâneo por conforto, versatilidade e durabilidade. Desde roupas equipadas com sistemas integrados que monitoram desempenho físico ou expressam emoções até acessórios inteligentes como relógios, tênis e jaquetas conectadas, a colaboração entre moda e tecnologia promove soluções criativas que transformam a relação do usuário com suas vestimentas. A fabricação digital e os sistemas computacionais embutidos nas peças ampliam o potencial de experimentação dos designers, permitindo que estética e funcionalidade caminhem lado a lado. Dessa forma, a moda utilitária potencializa a integração com tecnologias vestíveis, redefinindo a experiência de uso, criando produtos que equilibram inovação, valor percebido e praticidade, consolidando um novo paradigma de consumo mais consciente e adaptado às necessidades contemporâneas.

 

 

BASTOS, Victoria Fernandez; BRUNO, Natalia Chaves; CASTILLO, Leonardo. TECNOLOGIAS VESTÍVEIS (WEARABLES): desafios e oportunidades para o Designer de Moda. PPG Design Caderno Científico, 2024.

 

 

Considere a seguinte situação: você foi selecionado para fazer parte do time de designers do próximo filme Duna, e sua função será criar o design de um coleção cápsula comercial de moda utilitária inspirada nos figurinos do filme. Esta coleção tem pretensão de ser ser vendida diretamente em lojas pop-up durante a première. Essas lojas serão patrocinadas por parceiros que fornecerão tecnologias vestíveis que deverão ser consideradas em sua criação. O seu desafio é traduzir o conceito visual e funcional dos figurinos associando tecnologias vestíveis. As peças, que podem ser de vestuário ou acessórios, devem ser atraentes, comerciais, funcionais e vendáveis, mantendo elementos de estilo, versatilidade e apelo ao consumidor contemporâneo.

 

Links de referência para a atividade:

 

https://vogue.globo.com/Video/Cultura/noticia/2021/11/saiba-como-os-figurinistas-de-duna-criaram-ficcao-cientifica-e-fantasia-definitiva-da-moda.html

 

https://inmagazine.ig.com.br/moda/figurinos-de-duna-parte-2-incluem-inspiracoes-que-vao-de-dante-a-alta-costura/

 

https://www.umode.com.br/post/estilo-funcional-e-valor-percebido-a-nova-prioridade-do-consumidor-de-moda

 

https://www.terra.com.br/noticias/wearables-ampliam-presenca-e-influenciam-o-mercado,f578aa5d7fab962c3c16e95c9f3c66b81jitei97.html

 

​Esta é a sua oportunidade de aplicar conceitos de design de moda, inovação, moda utilitária e marketing de experiência, criando o projeto para uma coleção cápsula consciente, funcional e comercialmente viável inspirada em um universo ficcional rico além de exercitar o raciocínio de gestão do design como centro de todo um desenvolvimento de produto e posicionamento de lançamento e mercado.

 

Para esta atividade, você não vai produzir as peças fisicamente, a sim apresentar seu raciocínio e planejamento de design. Utilize o Slide Mestre disponível em Material da Disciplina.

 

Passo 01: Pesquisa e Moodboard

 

Pesquise os figurinos e conceitos dos filmes de Duna e monte um moodboard. O moodboard pode ser digital ou manual e conter imagens, textos, fotos e elementos dos filmes.

 

Passo 02: Público-Alvo

 

Defina um público-alvo considerando o perfil, comportamento de consumo e expectativas de funcionalidade e estética (isto vai colaborar com sua criação e definição das tecnologias). Descreva seu público-alvo na forma de texto em aproximadamente, um parágrafo.

 

Passo 03: Tecnologias vestíveis

 

Pesquise tecnologias vestíveis que gostaria de utilizar em sua criação; Defina quais elementos do figurino do filme seriam adaptados para a coleção cápsula e como eles se conectam à moda utilitária; Apresente um texto com as tecnologias vestíveis escolhidas e ideias de peças que você imagina para essa suposta coleção. Texto de aproximadamente dois parágrafos.

 

Passo 04: Apresentação de design

 

Defina uma peça para a coleção e apresente croqui e a explosão maqteriais para a confecção dessa peça (Ver o conteúdo sobre explosão de materiais na Unidade V do livro da disciplina e seguir a tabela no Slide Mestre). Apresente também um texto que justifique suas escolhas de materiais, design, cores e funcionalidades, destacando como esses elementos equilibram fidelidade ao filme, estilo, praticidade e potencial de venda (aproximadamente um parágrafo).

 

Bons estudos!

 

Checklist da atividade:

 

- Moodboard do tema;

 

- Texto de público-alvo;

 

- Texto sobre tecnologias vestíveis e ideias de peças;

 

- Croqui e explosão de materiais;

 

- Texto sobre a peça apresentada.

 

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