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    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - SER - SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO, SÓCIOJURÍDICO E HABITAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 1 - SER - SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO, SÓCIOJURÍDICO E HABITAÇÃO - 54_2025

 

Refletiremos sobre um dos direitos humanos mais fundamentais: o direito à moradia adequada. Para isso, tomamos como conteúdo disparador, a seguinte citação:

 

“Um dos principais desafios enfrentados pelas populações em situação de pobreza habitacional é o acesso à moradia adequada. Muitas famílias vivem em condições precárias, em assentamentos informais, favelas ou áreas de risco, sem acesso a serviços básicos, como água potável, saneamento, energia elétrica e coleta de lixo. A falta de regularização fundiária nessas áreas torna essas comunidades ainda mais vulneráveis a despejos forçados e remoções arbitrárias” (Costa; Santos, p. 116).

Fonte: COSTA, J. T. F.; SANTOS, R. B. dos. Seminário em educação, sociojurídico e habitação. Florianópolis: Arqué, 2024, p. 116.

O trecho que compartilhamos revisita desafios reais vividos por milhões de brasileiros: precariedade habitacional, ausência de serviços básicos e o risco constante de despejos e remoções arbitrárias. Como futuros assistentes sociais, precisamos compreender esses fenômenos, suas causas estruturais e, principalmente, os caminhos de intervenção que podem fortalecer a luta pela justiça social.

Para enriquecer nossa reflexão, convido vocês a assistirem ao curta-metragem “Ilha das Flores” (13 min), que ilustra de forma crítica as desigualdades sociais no Brasil. Link de acesso: <https://youtu.be/RaoDNsSKUg4> 

 

Orientações da atividade

Reflexão individual
A) Assista ao curta/documentário “Ilha das Flores”. Elabore um texto reflexivo (15 a 20 linhas) respondendo:
1) Qual a relação entre moradia precária e violações de direitos sociais?
2) Quais impactos sociais a falta de saneamento, energia e coleta de lixo gera no cotidiano das famílias?
3) Como o Serviço Social pode atuar nesse cenário?
 

Pesquisa local (indicadores e políticas públicas)
B) Busque em fontes oficiais (IBGE, Prefeitura, Plano Diretor, Secretaria Municipal de Habitação ou afins) dados atualizados sobre déficit habitacional, favelas, áreas de risco ou programas habitacionais existentes em sua cidade, e responda:
1) Quais são os principais desafios de moradia identificados em sua região?
2) Existe alguma política pública ou programa municipal/estadual que busca enfrentar esses desafios? Comente seus limites e possibilidades.

 

Dicas:
O trabalho total deve ter no máximo 30 linhas!
Citações e referências (livros, sites etc.) devem ser citados de acordo com as normas da ABNT.
Lembre-se de que a atividade é individual e autoral. Plágio não será permitido.
Dúvidas quanto à elaboração da atividade podem ser enviadas no canal: fale com o mediador.

Estou ansiosa para ler as contribuições de vocês e ver como conectam teoria, prática e compromisso ético-político do Serviço Social! Prof.ª Me. Daniela Sikorski

 

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