A chamada Educação 4.0 surge em resposta às transformações provocadas pela Quarta Revolução Industrial, marcada por inteligência artificial, big data, internet das coisas e automação. Nesse cenário, a escola é desafiada a preparar estudantes para um mundo em constante mudança, no qual criatividade, pensamento crítico, colaboração e adaptabilidade se tornam tão relevantes quanto o domínio de conteúdos tradicionais. Para atender a essas demandas, as metodologias ativas de aprendizagem ganham destaque, pois colocam o aluno no centro do processo, favorecendo o protagonismo e a construção de conhecimentos significativos. Autores como Moran (2018) destacam que inovar na educação não significa apenas utilizar tecnologias, mas, sobretudo, repensar a prática pedagógica para que o estudante participe ativamente de sua formação. A utilização de estratégias como Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, dentre outras, contribui para que os alunos desenvolvam competências cognitivas, socioemocionais e digitais, essenciais para os desafios do século XXI.