1 – Análise de condicionantes
A etapa de análise de condicionantes está relacionada com outras disciplinas que você já teve em sua graduação. Você deve analisar tudo o que o terreno oferece, bem como o que o programa de necessidades vai lhe oferecer de limitantes ou potencialidades. A seguir deixo uma lista de possíveis condicionantes a serem analisadas:
Condicionantes urbanas (recuos, taxas, índices, quantidade de pavimentos, altura máxima...).
Condicionantes climáticas.
Condicionantes do bairro (características visuais do entorno, arborização, acessos, sistema viário).
Condicionantes topográficas.
Condicionantes pessoais (como eu gostaria de produzir esta edificação?).
Condicionantes programáticas (programa de necessidades).
Potencialidades do lote a serem identificadas.
DICA: nessa etapa você não precisa ter a obrigação de produzir desenhos técnicos. É muito mais livre. Contudo, lembre-se de que essa etapa não pode ser feita exclusivamente em forma de texto. Condicionantes climáticas, por exemplo, devem mostrar ao menos uma carta solar ou um estudo simples de sol nascente e poente. Condicionantes topográficas podem ser apresentadas por meio de um corte esquemático. Condicionantes urbanas podem ser simplesmente uma tabela. Lembre-se de que você está fazendo um projeto e não um relatório!
Exemplo: Condicionantes pessoais
PERFIL DO CLIENTE: uma família composta por uma matriarca viúva, Sra. Akemi Akira, juíza federal aposentada, com 65 anos, e suas três filhas solteiras que continuam morando na casa da mãe: Yumi, 30 anos, formada em Biologia, cultiva plantas suculentas, gosta muito de insetos e trabalha atualmente no IAP, no setor de licenças de controle ambiental. Keiko, a mais descontraída, 25 anos, formada em Pedagogia, trabalha em uma creche particular ensinando arte e cultura oriental, na qual matriculou seu filho Ian, de 5 anos. O pai de Ian, um universitário alemão, esteve na cidade em um evento, mas resolveu não se fixar, pois não suportou o clima quente e maravilhoso desta cidade.
A mais jovem, Yoko, 20 anos, tornou-se bailarina profissional e foi selecionada para fazer parte do balé Bolshoi de Joinville, Santa Catarina. Uma vez por mês consegue voltar para a casa da mãe, na qual reforça os laços familiares e saboreia o mais delicioso sushi do mundo ocidental, aquele que sua mãe prepara.
A Sra. Akemi faz Reiki e Acupuntura uma vez por semana: a Srta. Sara Lee, médica acupunturista, vai até sua casa e, após a sessão, ambas tomam chá verde e meditam junto à fonte no jardim.
Exemplo (Figura 1): Condicionantes urbanas (recuos, taxas, índices, quantidade de pavimentos, altura máxima...)
Figura 1 - Relatório de ficha técnica
Fonte: https://www.maringa.pr.gov.br/. Acesso em: 16 set. 2025.