ETAPA 2 - CONSTRUIR O GRÁFICO DE PARETO - Com base na Tabela obtida na Etapa 1, elabore e apresente o Gráfico de Pareto.
ETAPA 3 – TOMADA DE DECISÃO - Após analisar o Gráfico de Pareto, qual reclamação, com maior impacto, você como Gestor (a) da Qualidade, deve priorizar para iniciar as ações corretivas? Justifique sua resposta.
ETAPA 4- CAUSA E EFEITO - Após identificar a reclamação que mais impactou a insatisfação de seus clientes, o próximo passo é investigar as possíveis causas desse problema. Para isso, desenhe um Diagrama de Ishikawa (também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe), com o objetivo de identificar as causas que contribuem para o efeito indesejado identificado na Etapa 3.
Indique no mínimo duas causas para cada M (Mão de Obra; Método; Máquina; Material; Meio Ambiente e Medidas).
ETAPA 5 – PRÓXIMOS PASSOS – Suponha que as ações corretivas foram implementadas e o principal motivo das reclamações foi priorizado e resolvido. Conte agora quais serão os seus próximos passos como Gestor da Qualidade que ainda tem a missão de continuar reduzindo os demais números de reclamações, e consequentemente melhorar ainda mais a satisfação dos clientes?
Bom trabalho!