DIMENSIONAMENTO DE CURVA HORIZONTAL COM TRANSIÇÃO
O projeto geométrico de rodovias é um dos principais pilares para garantir a segurança, o conforto e a eficiência do tráfego. Dentre os elementos fundamentais desse projeto, destaca-se o dimensionamento das curvas horizontais, que visa assegurar que os veículos possam realizar mudanças de direção com segurança, mesmo em altas velocidades. As curvas horizontais com transição — também chamadas de curvas em espiral ou de transição — são utilizadas para proporcionar uma passagem gradual entre os trechos em tangente (reta) e os trechos em curva circular. Esse tipo de curva melhora significativamente o desempenho dos veículos, reduz a sensação de desconforto nos usuários e minimiza os esforços laterais aplicados sobre a pista e os veículos, contribuindo diretamente para a durabilidade do pavimento e para a segurança viária.
Nesta atividade, você deverá aplicar os conceitos teóricos do traçado geométrico horizontal no dimensionamento de curvas com transição, considerando critérios, como velocidade de projeto, raio mínimo admissível, superelevação e aceleração lateral confortável. O objetivo é desenvolver competências técnicas voltadas à análise e aplicação prática das normas vigentes, como o Manual de Projeto Geométrico do DNIT, além de fomentar o raciocínio crítico no processo de tomada de decisão projetual.