2- Considerando que tenha comprado e utilizará 350 g de Chamomilla extrato seco e conforme a técnica de maceração (descrita na Farmacopeia brasileira. 3. ed. e no Material Didático Digital de Homeopatia), responda:
a) Descreva o passo a passo para a manipulação de 1,5 L desta tintura-mãe.
b) Sabendo-se que a correção da força medicamentosa ocorre para a primeira potência das escalas decimal e centesimal, por qual valor devemos multiplicar a quantidade de gotas de tintura-mãe que deve ser adicionada à matriz C1?
3- Com relação à obtenção da relação gotas/volume (RGV) da tintura-mãe de Chamomilla obtida, analise o esquema a seguir e responda:
Figura 2 - Esquema simplificado para obtenção RGV (Relação Gotas Volume)
Fonte: o autor.
- a) Qual a quantidade de gotas que deve ser adicionada às provetas de 5 mL/10 mL para posterior medição e anotação do volume obtido?
- b) Quantas vezes este processo deve ser repetido?
- c) O que deve ser feito em seguida para obtenção efetiva da RGV?
- d) Considerando a RGV da tintura-mãe de Chamomilla obtida na etapa anterior como sendo 3 mL e o frasco de 15 mL para acondicionamento da matriz C1 de Chamomilla, calcule o número de gotas para o preenchimento de 2/3 do frasco. Apresente os cálculos.
4- Para obtenção do medicamento a ser dispensado:
Chamomilla 3CH.......................XX/30 mL
Água destilada
Posologia: Tomar 5 gotas 3 vezes ao dia.
Neste caso, após conferência/análise farmacêutica e conforme o preconizado na Farmacopeia homeopática brasileira. 3. ed., quantas gotas de Chamomilla 3CH devem ser acrescentadas aos 30 mL prescritos de insumo inerte (neste caso, a água destilada)?