TEXTO 3
“O Brasil é um dos países com pior controle do diabetes do mundo. Aproximadamente 60% dos pacientes não atingem as metas de hemoglobina glicada. Isto é, não mantém sua glicemia dentro dos valores considerados desejáveis para evitar complicações da doença. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil ocupa a sexta posição no ranking de incidência da doença no mundo e registrou uma alta de 5,7% em relação aos números de 2021”.
Fonte: Ferrari, L. Notícias Estadão. Brasileiro tem dificuldade para controlar diabetes e hipertensão mesmo quando tratado, mostra estudo. Jul 2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/brasileiros-nao-conseguem-controlar-diabetes-e-hipertensao-mesmo-quando-tratados-mostra-estudo/; https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2025-05/brasil-e-o-sexto-pais-com-maior-incidencia-de-diabetes-no-mundo
Analise a seguinte situação:
Você está em sua farmácia e recebe o sr. José, que apresenta uma prescrição médica para adquirir os medicamentos do tratamento.
Paciente: J.A.L.
Idade: 62 anos
Sexo: Masculino
Diagnóstico principal: Diabetes mellitus tipo 2.
Histórico: Tabagista, não apresenta outras comorbidades conhecidas. Nega alergias medicamentosas.
Prescrição Médica
Metformina 850 mg – 1 comprimido, Via Oral, 2x/dia
Glibenclamida – 1 comprimido, Via Oral, 1x/dia
Omeprazol 20 mg – 1 comprimido, Via Oral, em jejum
Na análise da prescrição, você observa que a dose da glibenclamida não foi especificada. Durante o atendimento, o paciente relata episódios de tontura e suor frio pela manhã. Diante disso, você convida o sr. José para uma consulta farmacêutica, explica que é um atendimento mais aprofundado, para acompanhamento do tratamento e uso dos medicamentos. Na consulta, realiza o serviço de glicemia capilar, obtendo um valor de 58 mg/dL.