Para se destacar nas vendas e negociações do agronegócio, é fundamental que o profissional adote uma comunicação assertiva, sabendo ouvir e falar na hora certa. É necessário que o produto ou serviço oferecido entregue, de fato, valor para o cliente. A negociação deve ser benéfica para ambas as partes, e o profissional precisa ter clareza de como o acordo o levará a alcançar seu objetivo, além do objetivo do cliente. Para isso, é preciso sinalizar boas condições e alinhar as formas de pagamento que sejam vantajosas para os dois lados, transformando a negociação em uma construção constante de confiança.
REHAGRO. Negociação e vendas no agronegócio: principais técnicas e estratégias. Disponível em: https://rehagro.com.br/blog/negociacao-e-vendas-no-agronegocio/. Acesso em: 31 out. 2025.
Segundo Mello (2010), o negociador se utiliza de premissas como: contato com a outra parte envolvida, interesses em relacionamentos futuros, resgate de um relacionamento, ganhar ou não dinheiro, para adotar um estilo no processo de negociação. Sendo assim, nota-se que o estilo do negociador está ligado ao objetivo que ele deseja atingir.
Adaptado de FILIPPIN, Marcelo.; SILVA, Patrícia Rodrigues da.; KOYAMA, Renata Emy. Administração de conflitos e relacionamentos. Maringá: UniCesumar, 2021.