DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Olá, futuro(a) pedagogo(a)!
Conforme estudado no livro Produção Textual I – Estratégias de Produção (SOUZA; MACEIS, 2022), e nos escritos de Freire (1989), Smith (1999) e Koch (2003), ler e escrever são práticas sociais, comunicativas e interdependentes. Por isso, para ensinar bem a escrita, é necessário oferecer aos alunos experiências significativas de leitura, escuta, planejamento e reescrita, sempre com propósitos comunicativos claros.
A proposta desta atividade M.A.P.A. é justamente permitir que você passe do estudo teórico à prática pedagógica, elaborando uma proposta de produção textual para alunos da Educação Básica. A proposta deverá considerar os fatores de textualidade (coesão, coerência, intencionalidade, situacionalidade, etc.), os gêneros discursivos, as funções da linguagem e os elementos da comunicação, articulando tudo isso com estratégias que promovam a autoria, o pensamento crítico e o engajamento real dos alunos com a linguagem.
Materiais de Apoio
- SOUZA, G. M. de; MACEIS, V. A. Produção Textual I – Estratégias de Produção. Unicesumar, 2022.
- FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1989.
- KOCH, Ingedore G. V. O texto e a construção de sentidos. Contexto, 2003.
- SMITH, Frank. Leitura significativa. Artmed, 1999.
- GERALDI, João W. Portos de Passagem. Martins Fontes, 1997.
O que você deve entregar?
Elabore uma proposta de produção textual contendo os seguintes tópicos:
- Turma
- Indique o ano/série do Ensino Fundamental.
- Tema Gerador
- Escolha um tema interessante e pertinente à idade e série dos alunos selecionada para aula de Produção Textual em Língua Portuguesa.
- Justifique por que esse tema pode ser significativo para eles (relação com sua realidade, interesses e repertório).
- Gênero Textual
- Informe qual gênero será trabalhado (ex: carta, poema, notícia, relato, HQ etc.).
- Descreva suas características principais e a função social.
- Explique por que ele é adequado à proposta e à faixa etária da turma.
- Objetivos de Aprendizagem
- Liste objetivos gerais e específicos, envolvendo leitura, escrita, oralidade e análise linguística.
- Etapas da Atividade
Organize a proposta nos seis momentos principais a seguir desta etapa 5. Descreva como cada etapa será realizada e com quais estratégias.
5.1 Motivação e introdução ao tema e gênero
5.2 Leitura e análise de textos-modelo
5.3 Planejamento dos textos
5.4 Produção (primeira versão)
5.5 Revisão e reescrita
5.6 Apresentação/publicação dos textos produzidos
- Recursos Didáticos
· Liste os materiais que você usaria (livros, internet, lousa, vídeos, etc.).