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    31/12/2030

A Constituição Federal (1988), em consonância com tratados e convenções internacionais, assegura a educação como um direito humano universal e inalienável.

A Constituição Federal (1988), em consonância com tratados e convenções internacionais, assegura a educação como um direito humano universal e inalienável. Contudo, a realidade escolar evidencia uma distância significativa entre os dispositivos legais e sua efetivação prática. Barreiras arquitetônicas, metodologias pedagógicas excludentes, carência de recursos acessíveis e lacunas na formação docente continuam a restringir o acesso e o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Diante desse quadro, torna-se necessário questionar: até que ponto a educação inclusiva tem se concretizado como expressão dos direitos humanos? E de que maneira práticas pedagógicas e políticas públicas podem ser reformuladas para superar a discrepância entre o direito formal e a vivência cotidiana nas instituições escolares?

 

Partindo dessas indagações, você é convidado(a) a aprofundar essa reflexão por meio da leitura dos textos a seguir:

Artigo 1: “Direitos Humanos e Educação Inclusiva: pelo direito à educação e à diferença”. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22862

 

Artigo 2: “Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação Especial: aproximações e especificidades”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72179

 

Com base na análise dos artigos e nos estudos do livro didático, acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda separadamente as questões que seguem:

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