A dança, como manifestação do corpo em movimento, está profundamente ligada à história da humanidade. Desde tempos remotos, os povos dançam para celebrar, comunicar, rezar, protestar e até mesmo curar. Com o passar dos séculos, a dança se diversificou e se institucionalizou em diferentes contextos – da arte à prática esportiva, da religiosidade ao lazer. Sendo, atualmente, uma linguagem expressiva e cultural que pode promover múltiplas aprendizagens e experiências significativas. Com base nas discussões e leituras da disciplina, refletimos sobre o papel da dança na Educação Física, considerando sua abordagem como linguagem artística e suas possíveis interfaces com a promoção da saúde. Diante disso, reconhecemos que a dança, neste contexto, pode estar centrada nos impulsos internos que se materializam em movimento, mas também precisa dialogar com os diferentes objetivos da Educação Física.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, Reimpresso: 2020.
Objetivo da atividade:
A proposta aqui, é que você articule os fundamentos da dança com os objetivos da Educação Física. Para isso, deve considerar o que aprendeu na disciplina, acerca do que é a dança em si, da atuação do profissional de educação física na área e a essa atuação profissional na sociedade contemporânea.
ETAPA 1:
Reflexão inicial (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas):
Escreva um texto considerando o tema: Dança e Educação Física na sociedade contemporânea. Nele, você deve citar os diferentes espaços onde a dança costuma ocorrer, o objetivo base da Educação Física com a dança, o qual independe desse espaço, e abordar porque a dança pode ser uma grande aliada das estratégias voltadas à promoção da saúde, conforme apresentado em seu livro didático.