A empresa atua no segmento de panificação, com mais de 30 anos de mercado, com uma marca já bastante consolidada em sua região. Em relação à sua estrutura e faturamento, a empresa se enquadra como sendo de grande porte, possuindo mais de 150 funcionários, além de 22 prestadores de serviços terceirizados.
Durante o levantamento de dados, você realizou entrevistas e falou diretamente com o controller da empresa, que possui formação acadêmica em Administração de Empresas, além de cursos complementares de Gestão de Vendas e outros cursos específicos na área de Produção em Panificação. De acordo com os dados levantados, o colaborador, que está há nove anos na função, descreve como suas principais atribuições: planejamento, organização e desenvolvimento das estratégias econômicas e financeiras da empresa.
Ainda durante a entrevista, o controller posicionou-se, espontaneamente, em relação à concorrência e sobre a importância da boa gestão da qualidade, percebendo-a como diferencial competitivo em relação aos concorrentes e destacou ainda a importância do feedback positivo dos clientes como fator motivador para a empresa. Tal posicionamento, alinha-se a Holota et al. (2016) quando afirmam que a mensuração, análise e avaliação dos custos da qualidade, de modo a implementá-los no sistema de gestão da qualidade, faz-se tão importante quanto medir e analisar a satisfação do cliente.
De forma complementar, alinhando-se a literatura, o entrevistado ainda defende o estudo contínuo e a busca pelo aperfeiçoamento da gestão dos custos de qualidade, visto que os mesmos garantem esse diferencial e a credibilidade da organização. A gestão da qualidade é considerada uma importante ferramenta de gestão e fator estratégico fundamental para melhoria da competitividade e da produtividade das empresas (Carpinetti, 2012). Nessa mesma linha, Silva Filho et al. (2015) ainda reforçam que a competente gestão dos custos melhora a qualidade das decisões, auxiliam no controle dos processos internos da empresa dando visibilidade as imperfeições e, consequentemente, torna a atividade mais competitiva.
Seguindo com o levantamento de dados, você solicitou a estrutura de custos envolvidos na gestão da qualidade dos produtos, dessa forma, o documento que recebeu apresentava resultado divulgado na Tabela 1.
Agora, para colocar a “mão na massa” e partir para a ação, diante da experimentação da situação profissional apresentada e desenvolver sua habilidade enquanto profissional qualificado da área, você deve: