Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto.

A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto. Segundo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, mostrando que o ato de ler é também compreender e interagir criticamente com a realidade. Por isso, cabe ao professor desenvolver práticas que promovam leitores autônomos, críticos e capazes de atribuir sentidos aos textos.

 

Assim como a literatura infantil pode ser ponto de partida para sequências didáticas, o trabalho com estratégias de leitura permite aos alunos experimentar diferentes etapas do processo leitor: pré-leitura, leitura compreensiva, leitura interpretativa e leitura crítica.

 

Referências de Apoio

 

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.

KOCH, Ingedore. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.

VENDRAME, C. B.; BONNICI, C. G. A.; SOUZA, M. M. P. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: Unicesumar, 2022.

 

Proposta a Ser Desenvolvida

 

Como graduando(a) do curso de Pedagogia, elabore uma sequência didática voltada para o desenvolvimento da leitura crítica em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a construção dessa atividade, utilize como referência os conceitos apresentados na Unidade 3 do seu material de estudos, que abordam práticas de leitura reflexiva, análise de gêneros textuais e estratégias que promovem a interpretação crítica e a compreensão profunda do texto.​

 

Roteiro para a Elaboração da Sequência Didática

 

  1. Público-alvo

Defina a série/ano escolar para a qual sua sequência será planejada.

 

  1. Gênero Textual

Escolha o gênero que será trabalhado (ex.: fábula, poema, crônica, parlenda, notícia).

 

  1. Apresentação da Situação

Indique o texto (obra ou trecho) que será utilizado.

Explique qual gênero textual será explorado.

Contextualize: como o tema do texto pode ser relacionado à realidade dos alunos?

Elabore uma pergunta inicial que desperte a curiosidade da turma.

 

  1. Produção Inicial

Proponha uma questão norteadora para levantar as hipóteses dos alunos sobre o texto.

Explique como as hipóteses serão registradas (ex.: cartaz, quadro, caderno).

Indique qual será a primeira produção dos alunos (desenho, frase, pequena escrita, dramatização etc.).

 

  1. Desenvolvimento dos Módulos

 

Módulo 1 – Pré-leitura

Quais estratégias de antecipação você usará (observação da capa, título, ilustrações, conversa inicial)?

 

Módulo 2 – Leitura e Compreensão

Como será feita a leitura do texto (pelo professor, em duplas, leitura compartilhada)?

Que perguntas de interpretação você fará para estimular a compreensão?

 

Módulo 3 – Análise Linguística

Quais aspectos linguísticos do texto você destacará (vocabulário, expressões, ortografia, pontuação, estrutura)?

 

Módulo 4 – Releitura Crítica e Reescrita

Que debate crítico será promovido com os alunos sobre o tema do texto?

Qual será a proposta de reescrita ou transformação do texto (final alternativo, versão coletiva, mudança de personagem etc.)?

 

  1. Produção Final

Como será organizada a produção final dos alunos?

De que forma os resultados serão socializados (exposição, mural, leitura pública, coletânea digital)?

Atividades Relacionadas

A InovaTech Solutions é uma startup brasileira de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções móveis sob demanda para empresas

A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto. Segundo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, mostrando que o ato de ler é também compreender e interagir criticamente com a realidade. Por isso, cabe ao professor desenvolver práticas […]