A minuta da política ambiental foi definida pela Alta Direção juntamente com o Comitê do SGA, no entanto, será revisada após a determinação dos aspectos ambientais.
"A ABC Autopeças, um dos maiores fabricantes independentes de autopeças do mundo, está comprometida, através do Sistema de Gestão Ambiental, a atender aos requisitos legais e outros definidos relacionados aos aspectos ambientais de suas operações. Proverá os recursos necessários para o estabelecimento e manutenção de objetivos e metas, melhorando continuamente o desempenho ambiental dos processos. Sempre buscando a proteção ambiental, com respeito ao meio ambiente e as comunidades em que opera, incluindo a prevenção da poluição resultante de suas operações e da aplicação de seus produtos no mercado, com ênfase na redução da geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos e no uso sustentável dos recursos naturais".
Na etapa de Planejamento do SGA, em cumprimento do requisito 6.1.2 Aspectos ambientais da norma ABNT NBR ISO 14001, a organização juntamente com uma consultoria especializada na implantação do sistema, estabeleceram um procedimento para determinação dos aspectos ambientais e os impactos ambientais associados, assim como estabeleceu critérios para determinação dos aspectos ambientais significativos. Logo, ficou estabelecido que, no levantamento dos aspectos ambientais, a organização deve levar em consideração:
- Entradas e saídas associadas com as atividades, produtos e serviços atuais e passados pertinentes, os quais ela possa controlar (uso e pós-uso dos produtos e serviços fornecidos pela organização) e aqueles que ela possa influenciar (produtos e serviços fornecidos por outras organizações e de processos terceirizados).
- Entradas e saídas associadas com as atividades, produtos e serviços como emissões para o ar, lançamento em água, lançamentos em terra, uso de matérias-primas e recursos naturais, uso de energia, emissão de energia (calor, vibração, ruído, luz etc.), geração de resíduos e/ou subprodutos, dentre outros.
- Mudanças, incluindo desenvolvimentos planejados ou novos, e atividades, produtos e serviços novos ou modificados.
- Condições normais e anormais de operação, condições de desligamento e inicialização, bem como situações de emergência previsíveis, incluindo às ocorrências anteriores de situações de emergências.
- Perspectiva de ciclo de vida, incluindo projeto e desenvolvimento de suas instalações, processos, produtos e serviços; aquisição de matérias-primas, incluindo extração; processos operacionais ou de fabricação, incluindo o armazenamento; operação e manutenção de instalações; transporte de produtos e prestação de serviços, incluindo a embalagem; armazenamento, uso e tratamento pós-uso dos produtos; gestão de resíduos, incluindo a reutilização, recuperação, reciclagem e disposição final.
Desta forma, seguindo estas diretrizes, para cada aspecto ambiental identificado e seu(s) impacto(s) ambiental(is) associado(s), deverá ser realizada a classificação da sua significância, conforme critérios descritos a seguir.