A Tarifa extra anunciada pelos Estados Unidos ao Brasil nos faz atentarmos nas parcerias comerciais. O mundo está cada vez mais dinâmico e interligado, e uma situação pode afetar diretamente a população, os colaboradores e os diretores dos negócios. Ao mesmo tempo em que tudo parece estar em sintonia gerando bons resultados, uma mudança pode influenciar a ponto de inviabilizar a continuação do negócio. É preciso estar atento aos movimentos do mercado e buscar por alternativas que possam diminuir os prejuízos ou até que consiga fazer a empresa sair ainda mais fortalecida.
Apresentação do caso
Uma empresa que produz e distribui bebidas lácteas, que é conhecido e consumido nas capitais brasileiras do Sul, Sudeste e Nordeste, está ampliando a atuação para países da América Latina e Ásia. Tem fábricas e centros de distribuição espalhados em diferentes lugares estratégicas que facilitam a exportação tanto por portos como também por aeroportos. Os diretores estão conscientes que esse passo representa um marco que pode fazer a empresa se tornar internacionalmente conhecida, mas se não for devidamente planejado vai comprometer a operação nacional. Financeiramente, os diretores se prepararam para a realização dos investimentos necessários.