Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista.

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos quanto metodológicos” (Heinsfeld; Pischetola, 2019, p. 5). Já a tecnologia como artefato sociocultural considera o uso da técnica em suas relações com as ações e intencionalidades humanas, compreendendo a interação entre ambas. Assim, as tecnologias influenciam as transformações sociais e vice-versa. Nesse sentido, elas devem ser vistas como “produtos das necessidades culturais”” (Bannell et. al, 2016, p. 67).



TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer. Organização Legislativa do Ensino Contemporâneo. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.



Características da Atividade:



Estrutura:

Contexto teórico: Baseado nas citações de Heinsfeld; Pischetola (2019) e Bannell et al. (2016)

Questão discursiva: Análise das duas concepções de tecnologia

Orientações claras: Extensão de 20-25 linhas, citações obrigatórias



Objetivos de Aprendizagem:

Compreensão conceitual: Diferenciação entre artefatos técnicos e socioculturais 

Análise crítica: Impactos de cada concepção, na prática educacional

Aplicação prática: Exemplificação com situações do cotidiano pedagógico

Reflexão profissional: Implicações para a formação do pedagogo

Atividades Relacionadas

Os materiais didáticos são ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem, especialmente quando se trata do ensino de Libras para crianças surdas.

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]

O planejamento ao longo dos anos tem mudado a forma como é utilizado e concebido. Atualmente, é importante por conta do mercado em mutação em que há muita

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]

O mercado da Tecnologia da Informação é bastante movimentado por conta da velocidade do surgimento de soluções que são inovadoras e em pouco tempo

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]

A gestão da produção é uma importante ferramenta para garantir o controle das rotinas, eliminar as perdas de produção, manter os estoques em níveis adequados

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]

O fragmento evidencia a gestão da produção como uma ferramenta que assegura a competitividade da empresa e para sua aplicação surge o administrador da produção.

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]

Com base nos conceitos apresentados no livro, explique como funciona o princípio da separação de poderes no Brasil e apresente um exemplo concreto

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]