Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania e da valorização do patrimônio cultural. A palestra terá duração de 50 minutos e, para ministrá-la, você deverá elaborar uma apresentação utilizando o PowerPoint.
O formulário padrão em PowerPoint disponível na pasta Material da Disciplina.
Para realização desta atividade, siga estes passos:
Slide 1:
Preencher o cabeçalho (nome, RA e polo).
Slide 2:
Capa (título: "Museus: Laboratórios Vivos para a Educação de Jovens" e uma imagem ilustrativa de sua escolha que represente jovens em um museu).
Slides 3, 4 e 5:
Conceitualizando o Museu Educador: Apresentar a visão do museu como espaço de educação não formal e seu papel no processo de construção do conhecimento para jovens, com base nos conceitos de Pedagogia Museológica e Educação Patrimonial.
Utilizar uma imagem em um dos slides que ilustre a interação entre jovens e o ambiente museológico.
Slides 6, 7, 8 e 9:
Exemplos Práticos de Intervenção Pedagógica: Apresentar dois exemplos concretos (podem ser situações fictícias, mas realistas) de como um pedagogo poderia desenvolver atividades em um museu com jovens, evidenciando a relação entre a teoria e a prática.
- Exemplo 1: Uma oficina que utilize objetos históricos do acervo para estimular o debate sobre questões sociais contemporâneas (ex: desigualdade, migração), fomentando o pensamento crítico e a conexão com a cidadania.
- Exemplo 2: Um projeto em que jovens sejam desafiados a criar uma "exposição interativa" sobre a história local do seu bairro, a partir de elementos do cotidiano, utilizando o museu como suporte para pesquisa e curadoria, promovendo a valorização do patrimônio cultural e a autoria juvenil.
Utilizar uma imagem para cada exemplo que ilustre a atividade proposta.
Slides 10, 11 e 12: