Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania e da valorização do patrimônio cultural. A palestra terá duração de 50 minutos e, para ministrá-la, você deverá elaborar uma apresentação utilizando o PowerPoint.

O formulário padrão em PowerPoint disponível na pasta Material da Disciplina.

Para realização desta atividade, siga estes passos:

Slide 1:

Preencher o cabeçalho (nome, RA e polo).

Slide 2:

Capa (título: "Museus: Laboratórios Vivos para a Educação de Jovens" e uma imagem ilustrativa de sua escolha que represente jovens em um museu).

Slides 3, 4 e 5:

 Conceitualizando o Museu Educador: Apresentar a visão do museu como espaço de educação não formal e seu papel no processo de construção do conhecimento para jovens, com base nos conceitos de Pedagogia Museológica e Educação Patrimonial.

 Utilizar uma imagem em um dos slides que ilustre a interação entre jovens e o ambiente museológico.

Slides 6, 7, 8 e 9:

Exemplos Práticos de Intervenção Pedagógica: Apresentar dois exemplos concretos (podem ser situações fictícias, mas realistas) de como um pedagogo poderia desenvolver atividades em um museu com jovens, evidenciando a relação entre a teoria e a prática.

  •   Exemplo 1: Uma oficina que utilize objetos históricos do acervo para estimular o debate sobre questões sociais contemporâneas (ex: desigualdade, migração), fomentando o pensamento crítico e a conexão com a cidadania.
  •   Exemplo 2: Um projeto em que jovens sejam desafiados a criar uma "exposição interativa" sobre a história local do seu bairro, a partir de elementos do cotidiano, utilizando o museu como suporte para pesquisa e curadoria, promovendo a valorização do patrimônio cultural e a autoria juvenil.

Utilizar uma imagem para cada exemplo que ilustre a atividade proposta.

Slides 10, 11 e 12:

Atividades Relacionadas

A Tech & Log é uma empresa brasileira especializada em soluções de logística integrada para o setor de e-commerce. Fundada há 10 anos, a

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da […]

Grafos são estruturas matemáticas usadas para representar conjuntos de objetos e as relações entre eles.

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da […]

Um grafo ponderado, também conhecido como grafo valorado, é um tipo de grafo onde cada aresta possui um valor associado, chamado de peso ou custo.

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da […]

Um ponto comum na experiência histórica da perspectiva do desenvolvimento de vários países europeus, bem como os Estados Unidos, é a importância das inovações tecnológicas

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da […]

O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros.

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da […]