Olá, estudante! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Sustentabilidade, Consumo e Novas Perspectivas para o Marketing. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Você aprenderá um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Vamos lá? Não se esqueça: em caso de dúvidas, consulte os professores mediadores.
Atividade: Greenwashing
Cada vez mais, as empresas estão preocupadas em apresentar ao mercado sua imagem sustentável. Para isso, realizam ações de Marketing Verde ou Marketing Ambiental, buscando destacar os atributos ecológicos de seus produtos. Tais ações são realizadas com o objetivo de apresentar um diferencial e um posicionamento de mercado frente a seus concorrentes e ao seu público.
No entanto, nem sempre o que é divulgado e prometido pelas organizações corresponde ao que de fato está sendo entregue ao consumidor.
Vamos a um exemplo para entender melhor esse tema. O site Meio & Mensagem (2023) aponta que casos relacionados ao Greenwashing – ou seja, a descrição e a venda de produtos por empresas com uma falsa aparência de sustentabilidade – são capazes de prejudicar a imagem de uma organização, tanto diante de seus investidores quanto de seus consumidores.
O que pode levar as organizações a praticar tais ações é a necessidade de se adaptarem aos hábitos sustentáveis de consumo atuais, bem como a falta de conhecimento mais aprofundado sobre esse tema.
Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/greenwashing. Acesso em: 23 set. 2025.
No mercado, como tais ações podem acontecer? Vamos conhecer um exemplo de Greenwashing?