Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
 

Olá, futuro(a) pedagogo(a)!

Conforme estudado no livro Produção Textual I – Estratégias de Produção (SOUZA; MACEIS, 2022), e nos escritos de Freire (1989), Smith (1999) e Koch (2003), ler e escrever são práticas sociais, comunicativas e interdependentes. Por isso, para ensinar bem a escrita, é necessário oferecer aos alunos experiências significativas de leitura, escuta, planejamento e reescrita, sempre com propósitos comunicativos claros.

A proposta desta atividade M.A.P.A. é justamente permitir que você passe do estudo teórico à prática pedagógica, elaborando uma proposta de produção textual para alunos da Educação Básica. A proposta deverá considerar os fatores de textualidade (coesão, coerência, intencionalidade, situacionalidade, etc.), os gêneros discursivos, as funções da linguagem e os elementos da comunicação, articulando tudo isso com estratégias que promovam a autoria, o pensamento crítico e o engajamento real dos alunos com a linguagem.
 

Materiais de Apoio

  •     SOUZA, G. M. de; MACEIS, V. A. Produção Textual I – Estratégias de Produção. Unicesumar, 2022.
  •     FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1989.
  •     KOCH, Ingedore G. V. O texto e a construção de sentidos. Contexto, 2003.
  •     SMITH, Frank. Leitura significativa. Artmed, 1999.
  •     GERALDI, João W. Portos de Passagem. Martins Fontes, 1997.

 

O que você deve entregar?

Elabore uma proposta de produção textual contendo os seguintes tópicos:

  1. Turma
  •     Indique o ano/série do Ensino Fundamental.
  1. Tema Gerador
  •     Escolha um tema interessante e pertinente à idade e série dos alunos selecionada para aula de Produção Textual em Língua Portuguesa.
  •     Justifique por que esse tema pode ser significativo para eles (relação com sua realidade, interesses e repertório).
  1. Gênero Textual
  •     Informe qual gênero será trabalhado (ex: carta, poema, notícia, relato, HQ etc.).
  •     Descreva suas características principais e a função social.
  •     Explique por que ele é adequado à proposta e à faixa etária da turma.
  1. Objetivos de Aprendizagem
  •     Liste objetivos gerais e específicos, envolvendo leitura, escrita, oralidade e análise linguística.
  1. Etapas da Atividade

Organize a proposta nos seis momentos principais a seguir desta etapa 5. Descreva como cada etapa será realizada e com quais estratégias.

5.1 Motivação e introdução ao tema e gênero

5.2 Leitura e análise de textos-modelo

5.3 Planejamento dos textos

5.4 Produção (primeira versão)

5.5 Revisão e reescrita

5.6 Apresentação/publicação dos textos produzidos

 

  1. Recursos Didáticos

·     Liste os materiais que você usaria (livros, internet, lousa, vídeos, etc.).

Atividades Relacionadas

Imagine que você foi contratado para desenvolver um sistema de gerenciamento de livros para uma pequena biblioteca.

DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA   Olá, futuro(a) pedagogo(a)! Conforme estudado no livro Produção Textual I – Estratégias de Produção (SOUZA; MACEIS, 2022), e nos escritos de Freire (1989), Smith (1999) e Koch (2003), ler e escrever são práticas sociais, comunicativas e interdependentes. Por isso, para […]

A InovaTech Solutions é uma startup brasileira de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções móveis sob demanda para empresas

DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA   Olá, futuro(a) pedagogo(a)! Conforme estudado no livro Produção Textual I – Estratégias de Produção (SOUZA; MACEIS, 2022), e nos escritos de Freire (1989), Smith (1999) e Koch (2003), ler e escrever são práticas sociais, comunicativas e interdependentes. Por isso, para […]