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Durante sua trajetória de estudos, você teve a oportunidade de refletir sobre os caminhos para garantir a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.

Durante sua trajetória de estudos, você teve a oportunidade de refletir sobre os caminhos para garantir a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Percebeu-se que o movimento, elemento central da disciplina, não deve ser encarado como um limitador, mas sim como uma via para promover inclusão, aprendizagem e interação social.

Compreendeu-se, ainda, que adaptar não significa descaracterizar a atividade, e sim ajustá-la, seja nas regras, nos materiais ou no espaço, para que todos possam participar de forma equitativa e significativa, respeitando suas particularidades. Também foi debatida a importância do papel do profissional de Educação Física na desconstrução de atitudes capacitistas, como a exclusão do aluno com deficiência das práticas ou o excesso de proteção, que pode comprometer seu desenvolvimento e autonomia.

 

CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação Física e Inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista Integração. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ano 14. Edição especial 2002 p. 26-30.

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2002.

 

SOLER, R. Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

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Considerando a leitura proposta, assim como os conteúdos abordados em nossos materiais de estudos e as aulas da disciplina (gravadas e ao vivo)

Durante sua trajetória de estudos, você teve a oportunidade de refletir sobre os caminhos para garantir a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Percebeu-se que o movimento, elemento central da disciplina, não deve ser encarado como um limitador, mas sim como uma via para promover inclusão, aprendizagem e interação social. Compreendeu-se, […]

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