Em operação conjunta da Polícia Federal e do COAF, foi identificada uma rede que movimentou mais de R$ 30 milhões em dois anos por meio de empresas de fachada, tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais. O grupo possui ramificações em quatro estados brasileiros, atua com comunicação criptografada e tem uma cadeia de comando hierarquizada. O líder reside fora do Brasil e coordena as ações por meio de laranjas e doleiros. Há evidências de corrupção de agentes públicos, utilização de armamento pesado e envolvimento com milícias urbanas.
Com base nos dois estudos de caso, elabore um relatório abordando os seguintes tópicos:
- Conceitue Associação Criminosa e Organização Criminosa, indicando os dispositivos legais correspondentes.
- Classifique cada um dos casos com base nos conceitos apresentados e justifique.
- Analise o impacto da atuação desses grupos para a segurança pública e proponha, enquanto profissional da área, medidas investigativas e repressivas integradas que poderiam ser adotadas no combate a esse tipo de criminalidade.
Organização do relatório:
O relatório deve ser elaborado em texto corrido, com estrutura lógica e coerente. Recomenda-se que você organize sua resposta em três partes: introdução (apresentando o contexto e os conceitos legais), desenvolvimento (análise dos casos e classificação jurídica) e conclusão (apontando os impactos e propostas de enfrentamento ao crime). Utilize linguagem técnica e objetiva, evitando tópicos soltos ou enumerações desconexas. Essa estrutura será considerada na correção e pode impactar diretamente na sua nota final.
Leia com atenção as orientações a seguir:
Elabore sua resposta com base no conteúdo da disciplina e nos dispositivos legais aplicáveis, especialmente o Código Penal e a Lei nº 12.850/2013.
Utilize de 15 a 25 linhas, em estrutura de relatório técnico.