CONTEXTUALIZAÇÃO
Leia o relato de caso publicado no periódico científico New England Journal of Medicine (2025) e um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos (2019) e depois faça o que se pede:
TEXTO 1 – RELATO DE CASO
Um homem de 27 anos com um longo histórico de asma apresentou-se ao departamento de emergência com um histórico de 5 dias de febre, vômito, diarreia, dispneia e hemoptise (tosse com sangue). Um ano antes da apresentação, ele havia trocado o hábito de fumar cigarros de tabaco pelo de vaporizar. Ele também trabalhava em uma loja de cigarros eletrônicos, onde foi exposto a vapores de cigarros eletrônicos indiretamente. A frequência respiratória era de 44 respirações por minuto e a saturação de oxigênio era de 83% enquanto o paciente respirava ar ambiente. No exame físico, foram observadas crepitações em ambos os pulmões. Foi realizada a intubação endotraqueal. Uma radiografia do tórax mostrou consolidações irregulares em ambos os lados (Imagem A). A tomografia computadorizada do tórax revelou consolidações e opacidades em vidro fosco em ambos os pulmões, (Imagem B), bem como derrames pleurais em ambos os lados, com maior quantidade de líquido à direita do que à esquerda (Imagem C). O exame do soro e do líquido do lavado broncoalveolar (LBA) foi negativo para doenças infecciosas e condições reumatológicas. O teste do fluido do LBA para acetato de vitamina E e tetrahidrocanabinol - duas substâncias presentes nos óleos de vaporização que estão associadas a lesões pulmonares - não estava disponível. Foi feito um diagnóstico de lesão pulmonar associada ao cigarro eletrônico ou à vaporização (EVALI). Foi iniciado o tratamento com um curso gradual de glicocorticoides sistêmicos por quatro semanas. O paciente foi extubado após um mês e recebeu alta sem necessidade de suplementação de oxigênio.
Dados de referência:
Valor normal da frequência respiratória para adultos: 12 a 20 mrm (movimentos respiratórios por minuto) (American Heart Association, 2015)
Valor normal da Saturação de oxigênio: mínimo 89% (American Thoracic Society, 2021)
Crepitações pulmonares: sons respiratórios curtos e interrompidos, associados a distúrbios pulmonares (MSD Manuals).
Fonte: ROSLLY, Mohd Zulkimi et al. E-Cigarette–or Vaping-Associated Lung Injury. New England Journal of Medicine, 2025. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm2503172