Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 54_2025

MAPA - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 54_2025

 

A abordagem crítico-superadora da Educação Física fundamenta-se no marxismo e no neomarxismo, recebendo influências de educadores como José Libâneo e Dermeval Saviani (Darido, 2008). Seu principal marco teórico é o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, publicado em 1992 pelo chamado Coletivo de Autores, que se tornou uma obra de grande impacto no campo da Educação Física. Essa produção não apenas consolidou procedimentos analíticos já presentes desde a década de 1980, como também estruturou uma agenda pedagógica consistente, voltada à investigação das possibilidades educativas da Educação Física no contexto escolar brasileiro.

 

HEROLD JÚNIOR, Carlos; FUGI, Nataly de Carvalho (Org.). Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. - Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

 

Neste sentido, você estudante, com base nos seus estudos do livro didático da disciplina, deverá gravar um vídeo apresentando um seminário sobre a ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA da Educação Física proposta pelo intitulado COLETIVO DE AUTORES. No vídeo, você deve realizar as seguintes exigências básicas:

  1. Apresentar seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;
  2. Realizar uma apresentação geral da abordagem crítico-superadora;
  3. Pontuar e explicar a fundamentação de base da abordagem crítico-superadora;
  4. Dissertar sobre o objetivo da Educação Física escolar defendido pela abordagem crítico superadora;
  5. Explicar a metodologia propostas pela abordagem crítico-superadora;
  6. Definir e explicar os conteúdos de trabalho pedagógico apresentados pela aborgagem crítico-superadora.

 

 

A atividade deve seguir os seguintes critérios:

- Conter no mínimo 3 minutos e no máximo 5 minutos de duração do vídeo gravado;

- Realizar as 6 exigências pontuadas anteriormente; 

- Realizar individualmente;

- O estudante poderá utilizar ou não o recurso de slides e imagens na sua gravação, porém, deve aparecer durante o vídeo;

-O vídeo poderá ser editado ou não. O importante é que você apresente todas as exigências solicitadas no enunciado.

-Para editar o vídeo, sugerimos o programa de edição MOVAVI. Para mais instruções, acesse o link do “TUTORIAL - PROGRAMA DE EDIÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA”, disponível na “Sala do café” no ambiente da disciplina em seu STUDEO. 

-O vídeo deverá estar cadastrado no YOUTUBE como “NÃO LISTADO”. As instruções de como subir a gravação no YOUTUBE estão no vídeo “COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE”, disponível no ambiente da disciplina na “Sala do café” em seu STUDEO.

-Para todos os estudantes, o link do vídeo deverá ser postado no campo “Resposta” da atividade MAPA, em seu respectivo STUDEO. Envie apenas um (1) vídeo pelo STUDEO.

-Preste atenção ao postar o link do vídeo. Portanto, confira antes de incluí-lo e lembre-se de finalizar a atividade.

 

Atividades Relacionadas

Imagine que você foi contratado para desenvolver um sistema de gerenciamento de livros para uma pequena biblioteca.

MAPA - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 54_2025   A abordagem crítico-superadora da Educação Física fundamenta-se no marxismo e no neomarxismo, recebendo influências de educadores como José Libâneo e Dermeval Saviani (Darido, 2008). Seu principal marco teórico é o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, publicado em 1992 pelo […]

A InovaTech Solutions é uma startup brasileira de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções móveis sob demanda para empresas

MAPA - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 54_2025   A abordagem crítico-superadora da Educação Física fundamenta-se no marxismo e no neomarxismo, recebendo influências de educadores como José Libâneo e Dermeval Saviani (Darido, 2008). Seu principal marco teórico é o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, publicado em 1992 pelo […]