Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 54_2025

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 54_2025

 

De que forma o funcionamento das Unidades Cerebrais (UC) descritas por Luria (1981) pode influenciar diretamente o processo de aprendizagem e as dificuldades escolares?

A começar pela Primeira Unidade Cerebral, descrita pelo referido autor, devemos entender que ela regula vigília, atenção seletiva e tônus, condições indispensáveis para o aprender. O conhecimento das funções desta unidade cerebral é relevante ao psicopedagogo, pois possibilita diferenciar dificuldades pedagógicas de limitações neurológicas, permitindo intervenções adequadas e suporte especializado (Luria, 1981).

 

Fonte: LURIA, A. R. Curso de Psicologia Geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

 

Considerando o exposto, gostaríamos que você experienciasse a elaboração de maquete sobre a Segunda e a Terceira Unidade Cerebral estudadas, utilizando cores diferentes para cada lobo, de forma a facilitar a compreensão visual e funcional. Com isso, poderá refletir sobre as possíveis consequências na aprendizagem, advindas de lesões nessas regiões.

 

Para tanto, sua ação nesta atividade será:

 

  1. Elaborar uma maquete com materiais recicláveis, massinha, isopor ou outros, representando a Segunda Unidade Cerebral e outra maquete representando a Terceira Unidade Cerebral, segundo a teoria de Luria (1981).

 

  1. Fotografar três momentos:
  2. a) Você elaborando as maquetes.
  3. b) A maquete da Segunda Unidade finalizada.
  4. c) A maquete da Terceira Unidade finalizada e colar estas imagens no formulário padrão da atividade.

 

  1. Redigir um texto dissertativo-reflexivo, de 15 a 25 linhas, explicando como a construção da maquete auxiliou na compreensão das Unidades Cerebrais e relacionar o estudo às dificuldades de aprendizagem que podem surgir em caso de lesões ou disfunções, destacando a importância desse conhecimento para a prática psicopedagógica. Para isso, pesquise quais são as principais funções da Segunda e da Terceira Unidade Cerebral e como cada uma contribui para a aprendizagem, a fim de fazer citações indiretas.

 

Ao fim da sua atividade, releia sua redação e avalie se conseguiu integrar teoria e prática e se destacou a relevância da experiência para sua formação profissional. Apresente a referência completa utilizada, conforme a ABNT.

Bons estudos!

Atividades Relacionadas

Um dos desafios da gestão de projetos está em traduzir expectativas em funcionalidades viáveis. Com base no PMI

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 54_2025   De que forma o funcionamento das Unidades Cerebrais (UC) descritas por Luria (1981) pode influenciar diretamente o processo de aprendizagem e as dificuldades escolares? A começar pela Primeira Unidade Cerebral, descrita pelo referido autor, devemos entender que ela regula vigília, atenção […]

Imagine que você foi contratado para desenvolver um sistema de gerenciamento de livros para uma pequena biblioteca.

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 54_2025   De que forma o funcionamento das Unidades Cerebrais (UC) descritas por Luria (1981) pode influenciar diretamente o processo de aprendizagem e as dificuldades escolares? A começar pela Primeira Unidade Cerebral, descrita pelo referido autor, devemos entender que ela regula vigília, atenção […]

Etapa 1: Planejamento e Estrutura do Código - Antes de começar a codificar, planeje a estrutura do seu programa.

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 54_2025   De que forma o funcionamento das Unidades Cerebrais (UC) descritas por Luria (1981) pode influenciar diretamente o processo de aprendizagem e as dificuldades escolares? A começar pela Primeira Unidade Cerebral, descrita pelo referido autor, devemos entender que ela regula vigília, atenção […]

A InovaTech Solutions é uma startup brasileira de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções móveis sob demanda para empresas

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 54_2025   De que forma o funcionamento das Unidades Cerebrais (UC) descritas por Luria (1981) pode influenciar diretamente o processo de aprendizagem e as dificuldades escolares? A começar pela Primeira Unidade Cerebral, descrita pelo referido autor, devemos entender que ela regula vigília, atenção […]