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O ensino de literatura não pode se restringir à transmissão de obras canônicas ou à memorização de escolas literárias.

O ensino de literatura não pode se restringir à transmissão de obras canônicas ou à memorização de escolas literárias. É preciso dialogar com a realidade do aluno, incorporando textos contemporâneos, periféricos, visuais e multimodais, de modo a formar leitores críticos e sensíveis.

 

Fonte: CUNHA, Maria Zilda da. Literatura e educação: rotas de atravessamento. São Paulo: Editora UNESP, 2018.

 

​A literatura é uma das formas mais ricas de expressão humana, capaz de transmitir valores, emoções, críticas sociais e visões de mundo. Mas como torná-la significativa para os jovens do Ensino Médio em um contexto marcado pela diversidade de linguagens e pela cultura digital?

Para refletir sobre esse tema, leia o texto: “A literatura no ensino médio: entre o cânone e o contemporâneo”, da autora Maria Zilda da Cunha, para embasar teoricamente esta atividade. O texto está disponível na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.

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