O sistema de produção e a produtividade só fazem sentido quando inseridos estrategicamente no contexto do modelo de negócio. Cada modelo exige um sistema produtivo diferente. O empreendedor não pode pensar primeiro no sistema e, então, determinar o seu modelo de negócio porque, no futuro, isso pode representar uma limitação para a expansão e gestão da inovação.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/sistema-de-producao-e-modelo-de-negocio-saiba-a-diferenca,96057cd145b18510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 11 set. 2025.
Compreender o modelo de negócio abre caminhos para a melhor adequação do sistema de produção, e essa definição será um dos desafios centrais para você como futuro profissional que atua na administração da produção. Ter um bom gerenciamento no sistema de produção torna a operação da empresa ainda mais eficiente e eficaz.
Significação
Assim, surge a nossa disciplina de administração da produção para trazer até você ainda mais significado, que permitirá você conhecer e ter contato com sistemas e modelos de produção na busca de uma maior produtividade.
Experimentação
Propomos agora a experimentação de um caso que apresenta um dos modelos de produção utilizado até hoje, que é o Toyotismo.
Sendo assim, convido-o a assistir ao vídeo disponível no link [https://www.youtube.com/watch?v=RQKBWinR-_I]. Para assistir, copie e cole o link na barra de endereço do seu navegador.
Reflexão
Após ter essa experimentação, gostaria que você refletisse sobre suas experiências como colaborador de alguma empresa. Você consegue associar esse modelo de produção do Toyotismo com alguma atividade da empresa que você já atuou ou atua? Reflita sobre isso.