Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025

O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente.

Conforme Santos e Mortimer (2002), o enfoque CTSA busca superar a visão conteudista da ciência, promovendo aprendizagens que envolvam a participação cidadã e a compreensão das implicações éticas e sociais da produção do conhecimento científico.

Além disso, a utilização de jogos didáticos em sala de aula contribui para o engajamento dos estudantes, uma vez que promove a aprendizagem de forma lúdica e significativa, estimulando a interação social e a construção coletiva do conhecimento (KISHIMOTO, 2019; SILVA; FRANCO, 2020).

No contexto da BNCC, a habilidade (EF06CI05) propõe que o aluno seja capaz de "explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos" (BRASIL, 2018). Esse conteúdo pode ser trabalhado por meio de jogos educativos que promovam o raciocínio científico e o desenvolvimento de habilidades investigativas.

 

Neste sentido, esta atividade tem como objetivo desenvolver um jogo didático, fundamentado na metodologia ativa CTSA, para o ensino de células, relacionando sua estrutura e função com a vida cotidiana, tecnologias associadas (como microscopia e biotecnologia), implicações sociais e ambientais.

O que deve ser feito?

 

Faça a leitura dos artigos abaixo:

O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)

 

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO

file:///C:/Users/biolo/Downloads/170-Texto%20do%20artigo-603-1-10-20170208.pdf

 

Crie um jogo didático fundamentado na metodologia ativa CTSA, para o ensino de células, relacionando sua estrutura e função com a vida cotidiana, tecnologias associadas (como microscopia e biotecnologia), implicações sociais e ambientais.

 

 

Responda esta atividade em um modelo de arquivo padrão do Power Point, o qual está disponível no ícone de Material da Disciplina. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo de Formulário padrão para responder o Mapa de Metodologia e instrumentação para o ensino de ciências, salve em seu computador para responder diretamente nele.

Neste modelo de arquivo padrão do Power Point deverá conter os seguintes itens:

1 foto (Imagem) do processo da construção do jogo didático.

1 foto (Imagem) do jogo didático finalizado. 

1 foto que contenha você e o jogo didático.

Explique como este jogo didático deve ser jogado e qual a importância deste recurso de metodologia ativa para se desenvolver o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

 

O que deve ser entregue em anexo no studeo?

- O "Formulário padrão para responder o MAPA de Metodologia e instrumentação para o ensino de ciências, deve ser entregue devidamente preenchido contendo a sua resposta de forma completa no mesmo arquivo, ou seja, com as fotos e com a parte escrita que está sendo solicitada na atividade.

 

ATENÇÃO:

- Esta atividade deve ser realizada individualmente.

- A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.

- É permitido anexar apenas um (1) arquivo.

- Sua resposta deverá ser redigida em arquivo Power Point seguindo o modelo padrão disponível no ícone de Material da Disciplina, intitulado como: "Formulário padrão para responder o Mapa de Prática de ensino: metodologia e instrumentação para o ensino de ciências.

- Baixe o referido arquivo que está no ícone de Material da Disciplina, responda neste mesmo arquivo e salve-o em seu computador, colocando o nome da disciplina e a data para não errar o arquivo no momento de anexar. O arquivo facilita a organização da resposta, não deixe de utilizá-lo.

- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.

- Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do mapa, em seu studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e no calendário da disciplina.

- Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre estas Normas de citação e referência.

 

***Após anexar seu arquivo, clique em responder e certifique-se de ter escolhido realmente o arquivo correto, abrindo sua atividade antes de clicar em finalizar.

 

***Após clicar em finalizar, o arquivo anexado não poderá ser alterado ou substituído, nem mesmo aceito por outro tipo de ferramenta.

 

Bom trabalho!

 

Atividades Relacionadas

Um dos desafios da gestão de projetos está em traduzir expectativas em funcionalidades viáveis. Com base no PMI

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025 O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos […]

1. Crie 3 requisitos para cada exigência do cliente, com clareza e orientação funcional.

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025 O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos […]

Imagine que você foi contratado para desenvolver um sistema de gerenciamento de livros para uma pequena biblioteca.

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025 O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos […]

Etapa 1: Planejamento e Estrutura do Código - Antes de começar a codificar, planeje a estrutura do seu programa.

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025 O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos […]

A InovaTech Solutions é uma startup brasileira de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções móveis sob demanda para empresas

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - 54_2025 O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem o desafio de tornar os conteúdos significativos e conectados à realidade do estudante. A abordagem CTSA surge como estratégia metodológica que possibilita relacionar o conhecimento científico ao cotidiano, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva dos alunos […]