Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho

Fazemos o seu Trabalho

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

(21) 99887- 9815

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os objetos do conhecimento e as habilidades explicitadas na BNCC para o Ensino de Geografia.



Leia a reportagem “Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia” disponibilizada no link: https://porvir.org/professor-usa-jogo-de-cartas-para-ensinar-conceitos-de-geografia/. Acesso em: 26 jan. 2024.



Sendo assim, propondo e valorizando jogos, o professor estará promovendo o desenvolvimento sócio-afetivo, motor e cognitivo dos alunos.



Do ponto de vista sócio-afetivo:

•      o jogo dá oportunidade ao aluno de sair do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações;

•      o jogo permite que o aluno viva, num ou noutro momento, a posição de líder, graças  à riqueza da rede de comunicações que cria;

•      o jogo propicia uma ampliação dos contatos sociais com outros adolescentes, uma vez que os parceiros de jogo são escolhidos em relação aos interesses comuns pelos jogos, e não mais em função de suas ligações afetivas;

Do ponto de vista cognitivo:

•      Pela ação e reflexão conjugadas, o jogo permite a elaboração de certas estruturas, ou seja: domínio operatório: (classificação, ordenação, busca de várias relações); estruturação de tempo e espaço; elementos de lógica através da resolução de problema (busca de estratégias para vencer o jogo).

•      Expressão e comunicação através da necessidade, essencial ao jogo, de explicar uma regra, comentar ou contestar uma fase do jogo.

•      Desenvolvimento da capacidade de observação à sua volta pela comparação de semelhanças e diferenças.



Do ponto de vista motor:

•      o jogo permite que o aluno avalie sua competência motora e seja motivada a se ultrapassar pelo autodesafio;

•      o jogo fornece ao adolescente ocasiões para aperfeiçoar sua habilidade de criar e construir.



Assim, para este MAPA, você criará um jogo que envolva o conceito de espaço e/ou seus subconceitos: paisagem, lugar, região, território, etc, pode se basear em uma ideia que já existe. Por exemplo, produzir um jogo da memória de paisagens brasileiras.



Ao produzir seu jogo, considere:

1. Titulo do jogo;

2. Que conteúdos podem envolver este jogo?

3. Quais as finalidades deste jogo?

4. A que ano/série se destina?

5. Desenvolvimento/Estratégias – regras do jogo;

6. Aplicação pedagógica: é possível desenvolver atividades pedagógicas a partir do jogo, explique?

7. Registre estas informações no formulário mapa disponibilizado no material da disciplina e acrescente uma fotografia de seu jogo, conforme solicitado.



​Orientações:

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Desenvolva em seu texto todos os conteúdos elencados.

- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

- Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.



Atenção:

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".

- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.



Bom trabalho!

 

 

Atividades Relacionadas

A Tech & Log é uma empresa brasileira especializada em soluções de logística integrada para o setor de e-commerce. Fundada há 10 anos, a

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os […]

Um grafo ponderado, também conhecido como grafo valorado, é um tipo de grafo onde cada aresta possui um valor associado, chamado de peso ou custo.

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os […]

Um ponto comum na experiência histórica da perspectiva do desenvolvimento de vários países europeus, bem como os Estados Unidos, é a importância das inovações tecnológicas

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os […]

O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros.

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os […]