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A metodologia de Avaliação adotada por grande parte dos programas de certificação e acreditação tem raízes na Gestão da Qualidade Total, programa

A metodologia de Avaliação adotada por grande parte dos programas de certificação e acreditação tem raízes na Gestão da Qualidade Total, programa de qualidade iniciado na década de 1970 pela indústria, e que se estendeu para a saúde. Seu princípio fundamental é que um produto não deve apenas atender a critérios técnicos de qualidade, mas também atender às expectativas do cliente e gerar sua satisfação. (GURGEL JÚNIOR, VIEIRA, 2002). 

 

Neste sentido e, considerando o contexto do setor de saúde e outros preceitos definidos pelo Sistema Único de Saúde, tem-se definido que, para ser considerado de qualidade um serviço de saúde, deve promover satisfação de seus clientes internos e externos (pacientes e famílias, equipes de trabalho, fornecedores, sistema de saúde e a sociedade). Assim como a instituição atua para identificar necessidades desses grupos, também é a partir deles que se avaliam os resultados das ações promovidas. (RAFA, BARRETO, 2023). 

 

Gurgel Júnior, G. D. & Vieira, M. M. F. Qualidade total e administração hospitalar: explorando disjunções conceituais. Ciência & Saúde Coletiva, 7(2):325-334, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kqz5cFgB4X5LZXQTG3x3jNL/. Acesso em 09 de Ago, 2025. Raffa, C. et l. Qualidade em gestão de saúde, volume 1. São Paulo: Setor de Publicações - Centro Universitário São Camilo, 2023. – (Coleção Reflexões sobre Qualidade em Gestão de Saúde). Disponível em: https://saocamilo-sp.br/_app/views/publicacoes/outraspublicacoes/E-book Qualidade em Gestão de Saúde.pdf Acesso em 09 de Ao, 2025. 

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