Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe

Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os […]

Ver Atividade Completa
Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos da História Oral, a partir do tema “Memórias da Comunidade e da Família”.

Parte 2 – Plano de Aula. Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos da História Oral, a partir do tema “Memórias da Comunidade e da Família”. Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas históricas e a riqueza cultural presentes nas experiências cotidianas registradas em relatos orais. […]

Ver Atividade Completa
As principais características apresentadas pelas pessoas com dislexia refere-se à leitura e à escrita, geralmente, sem sentidos

As principais características apresentadas pelas pessoas com dislexia refere-se à leitura e à escrita, geralmente, sem sentidos; atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem; dificuldade no reconhecimento de letras; conflito de letras na grafia; conflito na distinção de sons parecidos; complicações durante o processo de aprendizagem, relacionados à letra-som, invertendo sílabas ou palavras; diminuição […]

Ver Atividade Completa
O direito público subjetivo configura-se como um instrumento jurídico de controle da atuação do poder estatal, pois permite ao seu titular constranger judicialmente o Estado a executar o que deve.

EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO O Art. 208, § 1º, da Constituição de 1988, disciplina que “o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo” (Brasil, 1988, on-line). Fonte: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. “O direito público subjetivo configura-se como um instrumento jurídico de […]

Ver Atividade Completa
Considerando as características da dislexia, assista ao filme "Como estrelas na terra toda criança é especial", do autor Amole Guptee, que conta a história

Considerando as características da dislexia, assista ao filme "Como estrelas na terra toda criança é especial", do autor Amole Guptee, que conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) […]

Ver Atividade Completa
a) Cite duas dificuldades apresentadas pelo personagem Ishaan do filme, como se você estivesse na sala de aula acompanhando o processo de ensino e aprendizagem do estudante.

Elabore um texto dissertativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, seguindo estas orientações:   a) Cite duas dificuldades apresentadas pelo personagem Ishaan do filme, como se você estivesse na sala de aula acompanhando o processo de ensino e aprendizagem do estudante.   b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula […]

Ver Atividade Completa
b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada pelo personagem Ishaan e justifique por que as utilizou

b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada pelo personagem Ishaan e justifique por que as utilizou, como a estratégia proposta auxiliará no processo de ensino e aprendizagem do aluno. (não poderá utilizar as estratégias realizadas pelo professor do aluno do filme).   c) Conclua seu texto apontando a […]

Ver Atividade Completa
c) Conclua seu texto apontando a importância do professor apresentar conhecimentos sobre as especificidades de seus alunos para realizar adaptações curriculares adequadas para atendê-los.

c) Conclua seu texto apontando a importância do professor apresentar conhecimentos sobre as especificidades de seus alunos para realizar adaptações curriculares adequadas para atendê-los.   Orientações: - Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café. - Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina. - Utilize letra Arial, tamanho 12, […]

Ver Atividade Completa
Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação

Analise a situação hipotética: Imagine que você, recém-formado(a) em Licenciatura em Pedagogia, foi convidado(a) para ministrar uma palestra em um Seminário de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio. Sua missão é demonstrar como os museus podem ser explorados como espaços pedagógicos potentes para a educação de jovens, focando no desenvolvimento do pensamento crítico, da […]

Ver Atividade Completa
Impacto na Formação Integral: Discutir a importância dos museus na formação integral de jovens, com ênfase em como contribuem para o desenvolvimento

Impacto na Formação Integral: Discutir a importância dos museus na formação integral de jovens, com ênfase em como contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania ativa e da valorização cultural, complementando o ensino formal. Mencione a relevância de uma "rede de interação" entre museus e escolas. Utilizar uma imagem em um dos slides […]

Ver Atividade Completa