Considerando o contexto, aponte e explique brevemente um fator que deve estar combinado com a pesquisa por novidades do mercado que ajudará o setor

Estamos em um cenário de negócios que muda rapidamente. O que hoje é novidade, em um ano, já deixa de ser novidade e logo se torna obsoleto. Por isso, os profissionais da área de Logística precisam estar atentos ao mercado e como as novas tecnologias impactarão a atuação dentro da realidade. Muito mais do que […]

Ver Atividade Completa
a) Considerando x como a medida de dois lados do retângulo do piquete que terá cerca, ou seja, x é a medida perpendicular ao rio. Faça a modelagem de uma função, em relação a x, que fornece a área da região.

a) Considerando x como a medida de dois lados do retângulo do piquete que terá cerca, ou seja, x é a medida perpendicular ao rio. Faça a modelagem de uma função, em relação a x, que fornece a área da região. b) Determine, usando os conceitos de derivadas, as medidas do piquete que maximizam a […]

Ver Atividade Completa
Segundo Stewart (p. 294), na solução de problemas práticos, o maior desafio está frequentemente em converter o problema em um problema de otimização matemática

Segundo Stewart (p. 294), na solução de problemas práticos, o maior desafio está frequentemente em converter o problema em um problema de otimização matemática, determinando a função que deve ser maximizada ou minimizada.   Com base em otimização e modelagem, resolva o problema a seguir:   O fazendeiro Mateus possui 3000 m de cerca e […]

Ver Atividade Completa
Números superiores a 19 eram escritos na vertical, seguindo potências de 20 em notação posicional, como mostra a Figura 2, a qual representa o número decimal 3332.

Números superiores a 19 eram escritos na vertical, seguindo potências de 20 em notação posicional, como mostra a Figura 2, a qual representa o número decimal 3332. Observe que o número que se encontra na primeira posição é multiplicado por 20⁰ = 1, o número que se encontra na segunda posição é multiplicado por 20¹ […]

Ver Atividade Completa
As características culturais diferem entre os diversos povos, refletindo-se nas variadas formas de organização social e, também, no desenvolvimento de sistemas de numeração ao longo da história das diferentes civilizações.

As características culturais diferem entre os diversos povos, refletindo-se nas variadas formas de organização social e, também, no desenvolvimento de sistemas de numeração ao longo da história das diferentes civilizações. Os maias, por exemplo, desenvolveram um sistema de numeração vigesimal, i.e., em base 20, que podia representar qualquer número inteiro não negativo com apenas três […]

Ver Atividade Completa
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes (LÜCK,1991).     LÜCK, H. Planejamento em orientação educacional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991   Nesse […]

Ver Atividade Completa
Um arqueólogo achou o hieroglifo em um sítio arqueológico, mostrado na Figura 3, que contém dois números A e B. Você, futuro matemático

Um arqueólogo achou o hieroglifo em um sítio arqueológico, mostrado na Figura 3, que contém dois números A e B. Você, futuro matemático, foi convidado a ajudar esse arqueólogo. Com base nessas informações, resolva os itens que seguem: ​Figura 3 - Números A e B no sistema vigesimal. Fonte: o autor. A) Identifique, em base […]

Ver Atividade Completa
Uma indústria farmacêutica recebeu da equipe administrativa uma planilha contento informações sobre os lucros mensais referentes ao ano fiscal de 2024.

Uma indústria farmacêutica recebeu da equipe administrativa uma planilha contento informações sobre os lucros mensais referentes ao ano fiscal de 2024. Ao verificar os resultados dessa planilha, você observou que em abril (mês 4), o lucro foi de R$ 50.000,00 e que em junho (mês 6), o valor do lucro foi de R$ 30.000,00. Considerando […]

Ver Atividade Completa
1) Elaborar um plano de aula completo focado em um conceito específico de geometria (por exemplo, Teorema de Pitágoras, ângulos, áreas).

1) Elaborar um plano de aula completo focado em um conceito específico de geometria (por exemplo, Teorema de Pitágoras, ângulos, áreas). 2) Definir público-alvo e os objetivos desta aula; 3) Integrar atividades práticas que ajudem os alunos a compreender os conceitos geometricamente, como o uso de materiais manipulativos ou atividades em grupo. 4) Incluir uma […]

Ver Atividade Completa
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio não explicita conteúdos isolados, mas define habilidades a serem desenvolvidas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio não explicita conteúdos isolados, mas define habilidades a serem desenvolvidas, colocando o estudante como sujeito ativo da aprendizagem. Sua tarefa será, portanto:   Acessar a BNCC do Ensino Médio.   Selecionar uma habilidade de Matemática que considere relevante.   Identificar um objeto de conhecimento que pode […]

Ver Atividade Completa