Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade

Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade pedagógica capaz de aproximar a matemática das situações reais e significativas da vida dos estudantes. Como destaca Zabala (2016), o ensino que articula diferentes áreas do conhecimento promove aprendizagens mais duradouras, pois dialoga com as dimensões cognitivas, […]

Ver Atividade Completa
O comportamento de compra e consumo, realizado pelos indivíduos no mercado, oferece informações às organizações, as quais auxiliam as empresas em suas ações de marketing

O comportamento de compra e consumo, realizado pelos indivíduos no mercado, oferece informações às organizações, as quais auxiliam as empresas em suas ações de marketing, comunicação e vendas no mercado. Afinal, por meio do comportamento emitido pelo consumidor, este realiza ações que permitem que busque, obtenha, consuma ou disponha de determinado produto e/ou serviço existente […]

Ver Atividade Completa
Após preencher a tabela, você deverá escrever um texto de 20 a 30 linhas explicando como a interdisciplinaridade se manifestaria em sala de aula

Após preencher a tabela, você deverá escrever um texto de 20 a 30 linhas explicando como a interdisciplinaridade se manifestaria em sala de aula a partir da habilidade selecionada. O texto deve ser escrito no próprio Template e não pode ser no formato de tópicos, ou seja, deve ser um texto que discorra sobre:    […]

Ver Atividade Completa
2. No livro Psicomotricidade Teoria e Prática da Escola à aquática (BUENO, 2013) na página 224

No livro Psicomotricidade Teoria e Prática da Escola à aquática (BUENO, 2013) na página 224, (o livro está disponível no studeo – minha biblioteca) temos algumas atividades referentes a prática do trabalho do conceito psicomotor funcional perceptivo de organização temporal. Escolha uma atividade e correlacione com o campo de experiências da BNCC – Etapa da […]

Ver Atividade Completa
1. A professora propõe uma atividade com os alunos de 5 anos que consiste em: as crianças devem formar um círculo.

A professora propõe uma atividade com os alunos de 5 anos que consiste em: as crianças devem formar um círculo. A professora orienta que toda vez que ela falar uma característica, como por exemplo: cabelo preto, todos que tiverem cabelo preto devem ir ao centro junto com a professora. Esta atividade relaciona-se a que campo […]

Ver Atividade Completa
Para o filósofo Nietzsche, o drama musical de Richard Wagner poderia levar a uma renovação cultural da Alemanha. Essa música, como uma das

Para o filósofo Nietzsche, o drama musical de Richard Wagner poderia levar a uma renovação cultural da Alemanha. Essa música, como uma das vertentes das Artes, teria o potencial de converter artisticamente a Educação de um povo como também gerar possibilidades para o renascer as artes de uma nação. A partir dessas considerações de Nietzsche […]

Ver Atividade Completa
Com base no cenário apresentado e considerando o conteúdo dos materiais didáticos sobre gestão escolar democrática, redija um texto dissertativo abordando

Com base no cenário apresentado e considerando o conteúdo dos materiais didáticos sobre gestão escolar democrática, redija um texto dissertativo abordando os principais desafios na efetivação de uma gestão escolar verdadeiramente democrática no cotidiano das instituições de ensino. No seu texto, proponha e justifique ações concretas que os gestores e a comunidade escolar podem implementar, […]

Ver Atividade Completa
A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), que preconiza a participação efetiva da comunidade escolar em todas as esferas. Contudo, a transição de um modelo historicamente arraigado em lógicas gerenciais industriais, como o taylorismo […]

Ver Atividade Completa
A prática docente, portanto, deve considerar a intencionalidade pedagógica, a ludicidade e a construção ativa do conhecimento. Não basta apresentar os números prontos

A prática docente, portanto, deve considerar a intencionalidade pedagógica, a ludicidade e a construção ativa do conhecimento. Não basta apresentar os números prontos: é necessário criar oportunidades para que a criança os descubra, os manipule e os compreenda em diferentes contextos. Além disso, a avaliação deve focar os processos de pensamento, e não apenas os […]

Ver Atividade Completa
O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos.

O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos. De acordo com os pressupostos da psicogênese do número, baseados na teoria de Jean Piaget, a criança constrói o conceito de número gradualmente, por meio de experiências concretas e […]

Ver Atividade Completa