O movimento maker mobiliza um conjunto de princípios e valores que empoderam os cidadãos enquanto agentes da mudança e definem a responsabilidade do maker com a comunidade e seu entorno.

O movimento maker mobiliza um conjunto de princípios e valores que empoderam os cidadãos enquanto agentes da mudança e definem a responsabilidade do maker com a comunidade e seu entorno. O conjunto de princípios e valores estimulados pela cultura maker estão alinhados aos objetivos da educação e às competências do século XXI. O principal intuito […]

Ver Atividade Completa
Slide 5: Makerspaces e Fab Labs como Ambientes de Aprendizagem

Slide 5: Makerspaces e Fab Labs como Ambientes de Aprendizagem Descrever os makerspaces e fab labs como espaços que promovem a criação e a materialidade de ideias, equipados com ferramentas digitais (impressoras 3D, cortadoras a laser) e manuais. Apresentar a visão de que esses espaços se tornam "micromundos" onde a experimentação e a construção de […]

Ver Atividade Completa
Nesta atividade, você futuro(a) professor(a) terá a oportunidade de conhecer a Cultura Maker na Escola: Desenvolvendo

Nesta atividade, você futuro(a) professor(a) terá a oportunidade de conhecer a Cultura Maker na Escola: Desenvolvendo Protagonistas da Aprendizagem. Ao compreender sobre esse tema, será possível exercitar o olhar sensível e crítico que o educador precisa desenvolver para conceber melhor o desenvolvimento da criança em relação a Cultura Maker e como ela pode ser utilizada […]

Ver Atividade Completa
No Brasil, a “constituição cidadã”, a Constituição Federal (1988), inscreve a cidadania como fundamental da República

No Brasil, a “constituição cidadã”, a Constituição Federal (1988), inscreve a cidadania como fundamental da República (art. 1º, II) e garante a todos direitos como educação, saúde, moradia, lazer, segurança e transporte (art. 6º), além de afirmar que deve preparar para o pleno exercício da cidadania (art. 205). Ademais, assegura o direito ao meio ambiente […]

Ver Atividade Completa
1. Pesquisar em sites de notícias informações sobre os problemas locais ou os problemas gerais de sua cidade.

Nesta atividade, cada acadêmico/a identificará um problema social de seu bairro ou de sua cidade e o relacionará aos direitos previstos em lei e, depois, propor soluções viáveis. Pesquisar em sites de notícias informações sobre os problemas locais ou os problemas gerais de sua cidade. (Ex.: identificar um problema local como poluição, falta de saneamento […]

Ver Atividade Completa
A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto.

A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto. Segundo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, mostrando que o ato de ler é também compreender e interagir criticamente com a realidade. Por isso, cabe ao professor desenvolver práticas […]

Ver Atividade Completa
A professora Camila dá aula para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental e percebe que seus alunos têm dificuldade em compreender

A professora Camila dá aula para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental e percebe que seus alunos têm dificuldade em compreender a relação entre os diferentes tipos de paisagem e a noção de "espaço geográfico". Muitos confundem paisagem natural com paisagem modificada e não conseguem associar os espaços em que vivem as noções […]

Ver Atividade Completa
1. Explique a importância de ensinar Geografia conectando o conteúdo ao cotidiano das crianças.

Explique a importância de ensinar Geografia conectando o conteúdo ao cotidiano das crianças. Pesquise sobre a abordagem de aprendizagem significativa e como ela contribui para a construção de noções espaciais. Dê exemplos de como essa conexão com o dia a dia favorece a aprendizagem de Geografia. Proponha uma sequência didática inovadora para ensinar o conceito […]

Ver Atividade Completa
2. Dê exemplos de como essa conexão com o dia a dia favorece a aprendizagem de Geografia.

Dê exemplos de como essa conexão com o dia a dia favorece a aprendizagem de Geografia. Proponha uma sequência didática inovadora para ensinar o conceito de "paisagem" às crianças do 2º ano. Elabore uma atividade prática que envolva o ambiente em que as crianças vivem (escola, casa, bairro) e permita que elas explorem esse conceito […]

Ver Atividade Completa
Analise a situação hipotética: imagine que você finalizou o curso de Licenciatura em Pedagogia e foi convidado(a) a ministrar uma aula no

Analise a situação hipotética: imagine que você finalizou o curso de Licenciatura em Pedagogia e foi convidado(a) a ministrar uma aula no Curso de Formação de Professores em Nível Médio, Modalidade Normal, na disciplina de Prática de Formação. O conteúdo que você deverá ministrar é: estágio como exigência para formação docente e sua importância na […]

Ver Atividade Completa