Problema: considere uma viga de 10 metros de comprimento, apoiada em ambas as extremidades. Não é conhecida a equação exata para a inclinação

Problema: considere uma viga de 10 metros de comprimento, apoiada em ambas as extremidades. Não é conhecida a equação exata para a inclinação θ(x), mas uma equipe de campo mediu a inclinação em intervalos regulares ao longo da viga. Você precisa calcular a deflexão no centro da viga (em x = 5 metros). As medições […]

Ver Atividade Completa
Engenheiros civis precisam constantemente prever como as estruturas, como vigas de pontes, se comportarão sob o peso de veículos e de seu próprio material.

Engenheiros civis precisam constantemente prever como as estruturas, como vigas de pontes, se comportarão sob o peso de veículos e de seu próprio material. Uma das principais preocupações é a deflexão, ou seja, o quanto uma viga "verga" ou se curva para baixo quando submetida a uma carga. Calcular a deflexão exata pode envolver a […]

Ver Atividade Completa
3.Modelagem Matemática Apresente um problema e a função matemática relacionada ao contexto.

    Modelagem Matemática Apresente um problema e a função matemática relacionada ao contexto. Calcule a derivada e interprete seu significado dentro da situação escolhida. Se possível, mostre pontos de máximo, mínimo ou intervalos de crescimento/decrescimento. Se não for possível calcular, deverá justificar.       Parte Visual (Obrigatória) Inclua um gráfico da função (feito […]

Ver Atividade Completa
A tecnologia vem cada dia sendo discutida dentro das organizações e meios institucionais. Pensando nessa demanda você futuro professor deverá

A tecnologia vem cada dia sendo discutida dentro das organizações e meios institucionais. Pensando nessa demanda você futuro professor deverá atribuir uma metodologia ativa com o uso do geogebra no seu plano de aula. Quando o professor utiliza software em sala de aula faz com que o aluno consiga obter resultados mais esperados no processo […]

Ver Atividade Completa
Para a resolução dessa atividade você deverá escolher uma série do ENSINO MÉDIO, realizar um plano de aula colocando o software geogebra

Para a resolução dessa atividade você deverá escolher uma série do ENSINO MÉDIO, realizar um plano de aula colocando o software geogebra a fim de proporcionar aos alunos um conhecimento mais aprimorado do mesmo.  Segue o passo a passo para a realização da atividade.   Desenvolver um plano de aula utilizando o Geogebra como principal […]

Ver Atividade Completa
Uma indústria agropecuária tem como fonte de renda a criação de gado de corte para exportação.

Uma indústria agropecuária tem como fonte de renda a criação de gado de corte para exportação. Para isso, é necessário manter alto o padrão de qualidade tanto no cuidado com a saúde dos animais quanto no processamento da carne após o abate. Considere que no mês t, 1 ≤ t ≤ 12, a receita financeira […]

Ver Atividade Completa
A) Determine as funções receita e custo e seus respectivos domínios.

A) Determine as funções receita e custo e seus respectivos domínios. B) Determine a função lucro, sabendo que ela é a diferença entre as funções receitas e custo, respectivamente. C) Determine o mês em que o lucro dessa indústria agropecuária é máximo e qual o valor desse lucro. D) Use o Geogebra e faça um […]

Ver Atividade Completa
O Brasil pode mais do que dobrar a exportação de carne bovina à União Europeia a partir da formalização do acordo de livre comércio entre o bloco econômico europeu e o Mercosul.

O Brasil pode mais do que dobrar a exportação de carne bovina à União Europeia a partir da formalização do acordo de livre comércio entre o bloco econômico europeu e o Mercosul. Pelo acordo, o Mercosul poderá exportar 99 mil toneladas de carne bovina peso carcaça para a União Europeia, sendo 55% do volume na […]

Ver Atividade Completa
Na Educação Matemática contemporânea, não basta propor metodologias ativas como um modismo; é preciso intencionalidade pedagógica e fundamentação teórica.

Na Educação Matemática contemporânea, não basta propor metodologias ativas como um modismo; é preciso intencionalidade pedagógica e fundamentação teórica. As práticas ativas, discutidas no capítulo 5 do material, colocam o estudante como protagonista da aprendizagem, favorecendo a construção de significados e a integração entre teoria e prática. Já a UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), […]

Ver Atividade Completa
1. Selecione uma habilidade da BNCC de Matemática para os Anos Finais.

  Selecione uma habilidade da BNCC de Matemática para os Anos Finais. 2. Indique o objeto de conhecimento correspondente. 3. Preencha a tabela abaixo, que estará disponível no Template do MAPA, detalhando todas as etapas da UEPS.   Etapas da UEPS Descrição da Proposta Habilidade da BNCC (Copiar código e descrever a habilidade escolhida). Objeto […]

Ver Atividade Completa