O sistema muscular humano apresenta grande diversidade estrutural, com diferentes formas e arranjos de fibras que influenciam a força, a amplitude

O sistema muscular humano apresenta grande diversidade estrutural, com diferentes formas e arranjos de fibras que influenciam a força, a amplitude e a especialização dos movimentos. Essa variedade garante que o corpo possa realizar desde ações amplas e delicadas até gestos potentes e vigorosos. Durante o exercício, os músculos podem atuar de modos distintos, seja […]

Ver Atividade Completa
1. Os músculos do corpo humano possuem diferentes formas e padrões de disposição que permitem

Os músculos do corpo humano possuem diferentes formas e padrões de disposição que permitem sua adaptação a diversas funções e tipos de movimento. Alguns músculos apresentam fibras organizadas de maneira paralela a um tendão central, outros apresentam fibras que se inserem obliquamente em um tendão, alguns músculos têm fibras que cobrem todo o comprimento do […]

Ver Atividade Completa
2. Durante a prática de atividades físicas e esportivas, os músculos atuam de diferentes maneiras dependendo do movimento e da resistência envolvida.

Durante a prática de atividades físicas e esportivas, os músculos atuam de diferentes maneiras dependendo do movimento e da resistência envolvida. O comportamento muscular pode variar conforme a situação e a demanda do gesto esportivo. Com base nesse contexto, identifique os tipos de ação muscular e descreva cada um deles.   O torque é uma […]

Ver Atividade Completa
3. O torque é uma grandeza física que descreve a tendência de uma força em provocar rotação em torno de um ponto ou eixo.

O torque é uma grandeza física que descreve a tendência de uma força em provocar rotação em torno de um ponto ou eixo. No contexto do movimento humano e do exercício físico, o torque é fundamental para compreender como músculos e articulações interagem para gerar movimento. Durante atividades como levantar pesos, correr, arremessar ou chutar, […]

Ver Atividade Completa
O treinamento funcional é voltado para o desenvolvimento de movimentos naturais e integrados, trabalhando várias articulações e grupos musculares

O treinamento funcional é voltado para o desenvolvimento de movimentos naturais e integrados, trabalhando várias articulações e grupos musculares ao mesmo tempo. São utilizados movimentos como: puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr e saltar (D’ELIA, 2016). No entanto, quando trabalhamos com alunos com deficiência (motora, intelectual, visual ou auditiva), é essencial compreender como adaptar […]

Ver Atividade Completa
A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi contratado por uma academia para atuar com a Ginástica Funcional.

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi contratado por uma academia para atuar com a Ginástica Funcional.  Nesta academia existem três turmas de ginástica funcional com alunos com deficiência, sendo elas as turmas às 17:00 horas, 18:00 horas e às 19:00 horas. Perfil das turmas: Perfil da turma […]

Ver Atividade Completa
Precisamos compreender que os conteúdos e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica

Precisamos compreender que os conteúdos e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, incluindo as propostas da Educação Física, devem seguir uma estrutura de planejamento alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse planejamento precisa contemplar, para essa etapa de ensino, objetivos, saberes e conhecimentos previamente estabelecidos, garantindo que […]

Ver Atividade Completa
4. Desenvolvimento da atividade: convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade

Desenvolvimento da atividade: convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, […]

Ver Atividade Completa
No campo da Educação Física, conforme orienta a BNCC, destaca-se a unidade temática “Brincadeiras e Jogos”, a qual possibilita às crianças vivenciarem

No campo da Educação Física, conforme orienta a BNCC, destaca-se a unidade temática “Brincadeiras e Jogos”, a qual possibilita às crianças vivenciarem e conhecerem diferentes formas de brincar, explorando aspectos motores, sociais, culturais e emocionais. Essa abordagem contribui para que o processo educativo valorize a diversidade cultural, fortaleça vínculos sociais e amplie o repertório lúdico, […]

Ver Atividade Completa
Como futuro professor de Educação Física e treinador esportivo, conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados às modalidades

Como futuro professor de Educação Física e treinador esportivo, conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados às modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando, então, que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento. Essas vivências permitem que o […]

Ver Atividade Completa