2. O Papel do SIG e a Gestão do Conhecimento: explique como o SIG do LPCD-PCP se alinha com os conceitos da gestão do conhecimento

2. O Papel do SIG e a Gestão do Conhecimento: explique como o SIG do LPCD-PCP se alinha com os conceitos da gestão do conhecimento, especialmente a transformação do conhecimento tácito em explícito. Dê um exemplo prático de como a expertise de um perito (conhecimento tácito) pode ser formalizada e compartilhada no sistema (conhecimento explícito) […]

Ver Atividade Completa
3. Segurança da Informação e Vulnerabilidades: identifique e descreva um potencial vulnerabilidade de segurança da informação no cenário do estudo de caso

3. Segurança da Informação e Vulnerabilidades: identifique e descreva um potencial vulnerabilidade de segurança da informação no cenário do estudo de caso, considerando os conceitos de hacking ou ciberroubo. Proponha uma medida de controle ou uma ferramenta de segurança, como um firewall ou sistema de detecção de intrusão, que a instituição poderia implementar para mitigar […]

Ver Atividade Completa
4. Reflexão Integrada: elabore uma reflexão final sobre como a integração de um SIG robusto com práticas de gestão do conhecimento e medidas

4. Reflexão Integrada: elabore uma reflexão final sobre como a integração de um SIG robusto com práticas de gestão do conhecimento e medidas de segurança da informação é fundamental para o sucesso de operações como a descrita no estudo de caso. Demonstre a interdependência desses conceitos para garantir que a investigação seja eficaz, as evidências […]

Ver Atividade Completa
A abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos o conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula

A abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos o conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula, o professor deixa de exercer seu papel de orientador devendo subordinar seu comportamento às necessidades de aprendizagem dos alunos, mostrando sensibilidade aos seus interesses, conduzindo-os a participação e aceitando sugestões. O […]

Ver Atividade Completa
Como futuro professor de Língua Inglesa, é fundamental que você conheça e aplique metodologias e teorias de ensino adequadas ao contexto escolar.

Como futuro professor de Língua Inglesa, é fundamental que você conheça e aplique metodologias e teorias de ensino adequadas ao contexto escolar. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da língua deve ser estruturado a partir da abordagem comunicativa, ou seja, priorizando situações em que os alunos usem a língua para […]

Ver Atividade Completa
1. Uma atividade comunicativa em que os alunos utilizem o Simple Past para falar, escrever ou interagir.

Uma atividade comunicativa em que os alunos utilizem o Simple Past para falar, escrever ou interagir. (Evite atividades apenas de completar lacunas ou marcar alternativas). A atividade deve ser em um formato dinâmico, como entrevistas em pares, jogos, storytelling, dramatizações, produção escrita colaborativa, entre outros. Para entregar sua atividade final você deve apresentar a descrição […]

Ver Atividade Completa
a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.

a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem. b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos. c) A atividade deve ser apresentada […]

Ver Atividade Completa
No estudo da língua portuguesa, compreender a relação entre gramática e interpretação textual é fundamental. Como destaca Antunes

No estudo da língua portuguesa, compreender a relação entre gramática e interpretação textual é fundamental. Como destaca Antunes (2010), todo texto se constrói a partir da interação de múltiplos fatores, entre eles os fatores gramaticais, que contribuem significativamente para a construção de sentidos. Essa perspectiva reforça que a análise isolada de elementos sintáticos, como os […]

Ver Atividade Completa
Você está em seu estágio de observação em uma turma de Ensino Médio. Durante uma aula de Língua Portuguesa, o professor propôs

Você está em seu estágio de observação em uma turma de Ensino Médio. Durante uma aula de Língua Portuguesa, o professor propôs a leitura de um texto e pediu aos alunos que identificassem as características atribuídas a pessoas, personagens ou situações. Percebendo a dificuldade da turma, você decide preparar uma atividade prática, em que, como […]

Ver Atividade Completa
a) Escolha um trecho textual (15 a 20 linhas) que contenha predicativos usados para caracterizar personagens, pessoas ou situações.

a) Escolha um trecho textual (15 a 20 linhas) que contenha predicativos usados para caracterizar personagens, pessoas ou situações. O trecho pode ser retirado de qualquer gênero textual – literário, jornalístico, biográfico, publicitário ou digital – desde que permita observar como os predicativos contribuem para a caracterização e para a construção de sentido no texto. […]

Ver Atividade Completa