Um arqueólogo achou o hieroglifo em um sítio arqueológico, mostrado na Figura 3, que contém dois números A e B. Você, futuro matemático

Um arqueólogo achou o hieroglifo em um sítio arqueológico, mostrado na Figura 3, que contém dois números A e B. Você, futuro matemático, foi convidado a ajudar esse arqueólogo. Com base nessas informações, resolva os itens que seguem: ​Figura 3 - Números A e B no sistema vigesimal. Fonte: o autor. A) Identifique, em base […]

Ver Atividade Completa
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes (LÜCK,1991).     LÜCK, H. Planejamento em orientação educacional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991   Nesse […]

Ver Atividade Completa
Uma indústria farmacêutica recebeu da equipe administrativa uma planilha contento informações sobre os lucros mensais referentes ao ano fiscal de 2024.

Uma indústria farmacêutica recebeu da equipe administrativa uma planilha contento informações sobre os lucros mensais referentes ao ano fiscal de 2024. Ao verificar os resultados dessa planilha, você observou que em abril (mês 4), o lucro foi de R$ 50.000,00 e que em junho (mês 6), o valor do lucro foi de R$ 30.000,00. Considerando […]

Ver Atividade Completa
1) Elaborar um plano de aula completo focado em um conceito específico de geometria (por exemplo, Teorema de Pitágoras, ângulos, áreas).

1) Elaborar um plano de aula completo focado em um conceito específico de geometria (por exemplo, Teorema de Pitágoras, ângulos, áreas). 2) Definir público-alvo e os objetivos desta aula; 3) Integrar atividades práticas que ajudem os alunos a compreender os conceitos geometricamente, como o uso de materiais manipulativos ou atividades em grupo. 4) Incluir uma […]

Ver Atividade Completa
Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade

Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade pedagógica capaz de aproximar a matemática das situações reais e significativas da vida dos estudantes. Como destaca Zabala (2016), o ensino que articula diferentes áreas do conhecimento promove aprendizagens mais duradouras, pois dialoga com as dimensões cognitivas, […]

Ver Atividade Completa
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio não explicita conteúdos isolados, mas define habilidades a serem desenvolvidas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio não explicita conteúdos isolados, mas define habilidades a serem desenvolvidas, colocando o estudante como sujeito ativo da aprendizagem. Sua tarefa será, portanto:   Acessar a BNCC do Ensino Médio.   Selecionar uma habilidade de Matemática que considere relevante.   Identificar um objeto de conhecimento que pode […]

Ver Atividade Completa
Após preencher a tabela, você deverá escrever um texto de 20 a 30 linhas explicando como a interdisciplinaridade se manifestaria em sala de aula

Após preencher a tabela, você deverá escrever um texto de 20 a 30 linhas explicando como a interdisciplinaridade se manifestaria em sala de aula a partir da habilidade selecionada. O texto deve ser escrito no próprio Template e não pode ser no formato de tópicos, ou seja, deve ser um texto que discorra sobre:    […]

Ver Atividade Completa
O comportamento de compra e consumo, realizado pelos indivíduos no mercado, oferece informações às organizações, as quais auxiliam as empresas em suas ações de marketing

O comportamento de compra e consumo, realizado pelos indivíduos no mercado, oferece informações às organizações, as quais auxiliam as empresas em suas ações de marketing, comunicação e vendas no mercado. Afinal, por meio do comportamento emitido pelo consumidor, este realiza ações que permitem que busque, obtenha, consuma ou disponha de determinado produto e/ou serviço existente […]

Ver Atividade Completa
1. A professora propõe uma atividade com os alunos de 5 anos que consiste em: as crianças devem formar um círculo.

A professora propõe uma atividade com os alunos de 5 anos que consiste em: as crianças devem formar um círculo. A professora orienta que toda vez que ela falar uma característica, como por exemplo: cabelo preto, todos que tiverem cabelo preto devem ir ao centro junto com a professora. Esta atividade relaciona-se a que campo […]

Ver Atividade Completa
2. No livro Psicomotricidade Teoria e Prática da Escola à aquática (BUENO, 2013) na página 224

No livro Psicomotricidade Teoria e Prática da Escola à aquática (BUENO, 2013) na página 224, (o livro está disponível no studeo – minha biblioteca) temos algumas atividades referentes a prática do trabalho do conceito psicomotor funcional perceptivo de organização temporal. Escolha uma atividade e correlacione com o campo de experiências da BNCC – Etapa da […]

Ver Atividade Completa