1- Qual a importância do uso de materiais concretos e vivências significativas na construção do conceito de número pela criança, conforme a teoria de Piaget?

1- Qual a importância do uso de materiais concretos e vivências significativas na construção do conceito de número pela criança, conforme a teoria de Piaget? 2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos? 3- Quais os cuidados que o professor deve ter […]

Ver Atividade Completa
O avanço das tecnologias digitais e a disseminação massiva de informações (e desinformações) têm impactado diretamente o ensino e a aprendizagem

O avanço das tecnologias digitais e a disseminação massiva de informações (e desinformações) têm impactado diretamente o ensino e a aprendizagem da História. Em um contexto marcado pelas redes sociais, pela circulação de fake news e pela multiplicidade de narrativas sobre o passado e o presente, o professor precisa assumir o papel de mediador crítico, […]

Ver Atividade Completa
2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos?

2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos? 3- Quais os cuidados que o professor deve ter ao planejar atividades numéricas para crianças pequenas, respeitando seus estágios de desenvolvimento e garantindo a mediação significativa da aprendizagem? Instruções: A resposta deve conter entre […]

Ver Atividade Completa
A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista.

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]

Ver Atividade Completa
Elabore um texto dissertativo-argumentativo (mínimo 15 linhas, máximo 30 linhas), discutindo:

Elabore um texto dissertativo-argumentativo (mínimo 15 linhas, máximo 30 linhas), discutindo: - A importância da História no desenvolvimento do pensamento crítico frente às informações digitais e fake news. - Como as metodologias de ensino de História podem contribuir para que os alunos se tornem sujeitos ativos na interpretação das fontes históricas. - Apresente estratégias pedagógicas […]

Ver Atividade Completa
A Resolução nº4/2009 deixa claro como deve ser organizado o Atendimento Educacional Especializado, sistematizando a sua função, os níveis e as etapas

A Resolução nº4/2009 deixa claro como deve ser organizado o Atendimento Educacional Especializado, sistematizando a sua função, os níveis e as etapas da Educação Básica a serem atendidos, seu público-alvo, o local a ser realizado, o enriquecimento curricular, o financiamento da matrícula no AEE, a elaboração e execução do plano de AEE, a organização e […]

Ver Atividade Completa
Com base nas citações apresentadas, analise criticamente as duas concepções de tecnologia na educação: tecnologia como artefato técnico e tecnologia

Questão Formulada: "Com base nas citações apresentadas, analise criticamente as duas concepções de tecnologia na educação: tecnologia como artefato técnico e tecnologia como artefato sociocultural. Em sua resposta, explique como cada concepção influencia a prática pedagógica e mencione pelo menos três implicações de cada abordagem para o processo de ensino-aprendizagem." Critérios de Avaliação Incluídos: Compreensão […]

Ver Atividade Completa
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) envolve uma jornada

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) envolve uma jornada que começa com a problematização das questões, ganha significado por meio de uma abordagem centrada no aluno, é refinada por meio da experimentação constante e só é eficaz quando acompanhada por uma reflexão contínua.   Considerando o exposto, […]

Ver Atividade Completa
A partir da leitura do material didática e a leitura apresentada acima, elabore um texto de mínimo 15 e máximo 20 linhas sobre a crescente valorização da Pedagogia

A partir da leitura do material didática e a leitura apresentada acima, elabore um texto de mínimo 15 e máximo 20 linhas sobre a crescente valorização da Pedagogia Museológica e como ela oferece novas e significativas oportunidades de atuação para os pedagogos. Avalie como o trabalho pedagógico nos museus pode impactar positivamente o aprendizado, o […]

Ver Atividade Completa
A valorização do museu como espaço educativo e não formal, preconizada em materiais como Museu e Educação e O Pedagogo e sua Prática Docente em Ambientes

A valorização do museu como espaço educativo e não formal, preconizada em materiais como Museu e Educação e O Pedagogo e sua Prática Docente em Ambientes Formais, tem impulsionado a Pedagogia Museológica. Essa abordagem reconhece que museus são mais que repositórios; são ambientes dinâmicos para a construção e reconstrução do conhecimento e do patrimônio cultural, […]

Ver Atividade Completa