a) Escolha um trecho textual (15 a 20 linhas) que contenha predicativos usados para caracterizar personagens, pessoas ou situações.

a) Escolha um trecho textual (15 a 20 linhas) que contenha predicativos usados para caracterizar personagens, pessoas ou situações. O trecho pode ser retirado de qualquer gênero textual – literário, jornalístico, biográfico, publicitário ou digital – desde que permita observar como os predicativos contribuem para a caracterização e para a construção de sentido no texto. […]

Ver Atividade Completa
d) Em seguida, formule três questões práticas que você proporia aos alunos do Ensino Médio, com foco em:

d) Em seguida, formule três questões práticas que você proporia aos alunos do Ensino Médio, com foco em: Identificar os predicativos no trecho. Explicar a característica ou qualidade atribuída pelo predicativo. Relacionar a análise à compreensão do sujeito, situação ou ideia central do texto. e) Apresente os comentários de correção que você, professor, faria após […]

Ver Atividade Completa
DESVENDANDO AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DO BRASIL

DESVENDANDO AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DO BRASIL A Sociolinguística é o ramo da Linguística que estuda a língua em uso, considerando identidades de grupos, atitudes linguísticas e variedades sociais e regionais. Para essa perspectiva, a língua é heterogênea, múltipla e variável, sempre em transformação. No âmbito escolar, cabe ao professor respeitar e valorizar as peculiaridades linguísticas […]

Ver Atividade Completa
Página 1: Breve introdução sobre a importância do conhecimento das variações linguísticas, seguida de exemplos dos quatro tipos de variação no português do Brasil

Desenvolvimento da atividade Você deverá elaborar um esboço de material didático de duas páginas destinado a alunos do Ensino Fundamental, que apresente de forma simples e acessível: Página 1: Breve introdução sobre a importância do conhecimento das variações linguísticas, seguida de exemplos dos quatro tipos de variação no português do Brasil: Regional (diatópica) Social e […]

Ver Atividade Completa
Página 2: Exercícios ou atividades simples que permitam aos alunos identificar e refletir sobre as variações linguísticas, reforçando a ideia de respeito à diversidade e adequação ao contexto.

Página 2: Exercícios ou atividades simples que permitam aos alunos identificar e refletir sobre as variações linguísticas, reforçando a ideia de respeito à diversidade e adequação ao contexto. Orientações Estude a Unidade 2 do livro-base (concepção sociolinguística de língua; preconceito linguístico; variação e mudança; norma e prestígio; tipologias). Produza o material em linguagem acessível para […]

Ver Atividade Completa
O fantástico nisso é que é indolor disse ele. E é por isso mesmo que se sabe quando começa.

 Considere a fragmento a seguir: - O fantástico nisso é que é indolor – disse ele. – E é por isso mesmo que se sabe quando começa. - Sério? - Certamente. Lamento muito pelo mau cheiro. Deve incomodá-la bastante. - Por favor! Não pense nisso! - Olhe para eles – apontou ele. – Não sei […]

Ver Atividade Completa
Integrante da chamada Geração Perdida, Ernest Hemingway assinava uma prosa frequentemente marcada por um estilo direto e sem floreios.

Integrante da chamada Geração Perdida, Ernest Hemingway assinava uma prosa frequentemente marcada por um estilo direto e sem floreios. Com frequência, valia-se da elipse, recurso que leva o leitor a se imiscuir no que está escrito e a completar em seu imaginário aquilo que o texto não explicita. Nesse sentido, imagine que você é um […]

Ver Atividade Completa
O ensino de literatura não pode se restringir à transmissão de obras canônicas ou à memorização de escolas literárias.

O ensino de literatura não pode se restringir à transmissão de obras canônicas ou à memorização de escolas literárias. É preciso dialogar com a realidade do aluno, incorporando textos contemporâneos, periféricos, visuais e multimodais, de modo a formar leitores críticos e sensíveis.   Fonte: CUNHA, Maria Zilda da. Literatura e educação: rotas de atravessamento. São […]

Ver Atividade Completa
Após realizar a leitura indicada e refletir sobre o assunto proposto, coloque-se na posição de um(a) docente da educação básica que pretende realizar uma atividade crítica

ATIVIDADE PRÁTICA – PROPOSTA DE AULA Após realizar a leitura indicada e refletir sobre o assunto proposto, coloque-se na posição de um(a) docente da educação básica que pretende realizar uma atividade crítica de estudo do texto literário com seus alunos e elabore uma proposta de atividade de literatura para uma turma do 1º ano do […]

Ver Atividade Completa
Swales (1990) explica que os gêneros surgem a partir das necessidades de uma comunidade discursiva, tornando-se elos entre aspectos sociais

Swales (1990) explica que os gêneros surgem a partir das necessidades de uma comunidade discursiva, tornando-se elos entre aspectos sociais, linguísticos e políticos. Na visão bakhtiniana, os gêneros são comumente caracterizados pelo: a) conteúdo temático (objetos dos discurso); b) pelo estilo (tipo de registro, escolhas gramaticais em razão de onde circula) e c) pela construção […]

Ver Atividade Completa