Para o filósofo Nietzsche, o drama musical de Richard Wagner poderia levar a uma renovação cultural da Alemanha. Essa música, como uma das

Para o filósofo Nietzsche, o drama musical de Richard Wagner poderia levar a uma renovação cultural da Alemanha. Essa música, como uma das vertentes das Artes, teria o potencial de converter artisticamente a Educação de um povo como também gerar possibilidades para o renascer as artes de uma nação. A partir dessas considerações de Nietzsche […]

Ver Atividade Completa
A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

A gestão escolar democrática no Brasil é um princípio fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), que preconiza a participação efetiva da comunidade escolar em todas as esferas. Contudo, a transição de um modelo historicamente arraigado em lógicas gerenciais industriais, como o taylorismo […]

Ver Atividade Completa
Com base no cenário apresentado e considerando o conteúdo dos materiais didáticos sobre gestão escolar democrática, redija um texto dissertativo abordando

Com base no cenário apresentado e considerando o conteúdo dos materiais didáticos sobre gestão escolar democrática, redija um texto dissertativo abordando os principais desafios na efetivação de uma gestão escolar verdadeiramente democrática no cotidiano das instituições de ensino. No seu texto, proponha e justifique ações concretas que os gestores e a comunidade escolar podem implementar, […]

Ver Atividade Completa
A prática docente, portanto, deve considerar a intencionalidade pedagógica, a ludicidade e a construção ativa do conhecimento. Não basta apresentar os números prontos

A prática docente, portanto, deve considerar a intencionalidade pedagógica, a ludicidade e a construção ativa do conhecimento. Não basta apresentar os números prontos: é necessário criar oportunidades para que a criança os descubra, os manipule e os compreenda em diferentes contextos. Além disso, a avaliação deve focar os processos de pensamento, e não apenas os […]

Ver Atividade Completa
O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos.

O ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil exige uma abordagem que vá além da memorização de números ou da escrita correta de algarismos. De acordo com os pressupostos da psicogênese do número, baseados na teoria de Jean Piaget, a criança constrói o conceito de número gradualmente, por meio de experiências concretas e […]

Ver Atividade Completa
1- Qual a importância do uso de materiais concretos e vivências significativas na construção do conceito de número pela criança, conforme a teoria de Piaget?

1- Qual a importância do uso de materiais concretos e vivências significativas na construção do conceito de número pela criança, conforme a teoria de Piaget? 2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos? 3- Quais os cuidados que o professor deve ter […]

Ver Atividade Completa
2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos?

2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos? 3- Quais os cuidados que o professor deve ter ao planejar atividades numéricas para crianças pequenas, respeitando seus estágios de desenvolvimento e garantindo a mediação significativa da aprendizagem? Instruções: A resposta deve conter entre […]

Ver Atividade Completa
O avanço das tecnologias digitais e a disseminação massiva de informações (e desinformações) têm impactado diretamente o ensino e a aprendizagem

O avanço das tecnologias digitais e a disseminação massiva de informações (e desinformações) têm impactado diretamente o ensino e a aprendizagem da História. Em um contexto marcado pelas redes sociais, pela circulação de fake news e pela multiplicidade de narrativas sobre o passado e o presente, o professor precisa assumir o papel de mediador crítico, […]

Ver Atividade Completa
Elabore um texto dissertativo-argumentativo (mínimo 15 linhas, máximo 30 linhas), discutindo:

Elabore um texto dissertativo-argumentativo (mínimo 15 linhas, máximo 30 linhas), discutindo: - A importância da História no desenvolvimento do pensamento crítico frente às informações digitais e fake news. - Como as metodologias de ensino de História podem contribuir para que os alunos se tornem sujeitos ativos na interpretação das fontes históricas. - Apresente estratégias pedagógicas […]

Ver Atividade Completa
A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista.

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos […]

Ver Atividade Completa